Histórico

EUA preocupados com o ‘novo Bin Laden’

Clérigo Anwar al-Awlaki é americano e exerce forte liderança na Al Qaeda

O grupo terrorista Al Qaeda tem um líder emergente, que já está sendo apontado como o provável sucessor de Osama Bin Laden. E o que é pior, Anwar al-Awlaki nasceu nos Estados Unidos (no estado do Novo México) e exerce grande influência nos seus jovens interlocutores. Segundo a rede de televisão CNN, que transmitiu um programa sobre a nova estrela da facção, com base em fontes de investigação do próprio governo americano, Anwar tem usado seu inglês fluente e sua capacidade de persuasão para inspirar futuros terroristas também no Ocidente.

“Ele fala principalmente para um público americano, ocidental, recrutando jovens a aderir a sua insurgência. De seu esconderijo no Iêmen ele representa uma ameaça para os EUA como nenhum outro”, assegurou a reportagem da CNN. Anwar é jovem (39 anos) e seria uma espécie de recrutador, treinador e planejador da Al-Qaeda e alguns de seus alunos já teriam participado de ações do grupo, como o ataque frustrado na Times Square, em New York.

No Iêmen algumas autoridades acreditam que Anwar al-Awlaki pode ter sido morto em um ataque coordenado pela inteligência americana no sul do país. No entanto, parentes e pessoas próximas ao clérigo garantem que ele não foi atingido na ação.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo