Histórico

EUA testam monitoramento de fronteira com globos

Novos equipamentos podem ser úteis na fiscalização do movimento de ilegais na fronteira

DA REDAÇÃO COM AP — A Patrulha da Fronteira continua testando na fronteira do Texas com o México globos aerostáticos que o Departamento de Defesa utilizava para atividades de monitoramento no Iraque e no Afeganistão.

Um globo de 15,85 metros de envergadura mostrado esta semana em Peñitas, a 24 quilômetros a oeste de McAllen, segundo o chefe de setor da Patrulha da Fronteira no Vale do Rio Grande, Rosendo Hinojosa, permitirá interceptar o contrabando ao longo da zona de maior atividade na fronteira sudeste do país. “Isto nos dará uma capacidade que não temos agora”, disse Hinojosa.

Durante uma demonstração no ano passado, um globo preso com cabos detectou com facilidade a 762 metros de altura a marca, o modelo e a cor dos veículos que estavam a 3,2 quilômetros de distância. Suas câmeras infravermelhas são controladas por operadores em contêineres cheios de computadores perto de onde os globos estão ancorados.

Muitos destes globos foram usados no Iraque e no Afeganistão como parte dos sistemas de proteção das bases militares.

John Milne, diretor local da Polícia de Alfândega e Proteção das Fronteiras (ICE) para o projeto, afirmou que o teste de seis meses permitirá ao órgão avaliar a maneira como a tecnologia pode ser aplicada na fronteira.

O enorme globo branco apresentado na semana passada tem um cabo de ancoragem de 396,24 metros, que fic muito perto de seu centro de controle terrestre devido aos fortes ventos. Milne disse que sua câmera tem um alcance de oito a 16 quilômetros em excelentes condições climáticas.

Hinojosa acrescentou que a tecnologia de monitoramento móvel como a dos globos, que podem ser desinflados e levados para outros locais, será útil para se manter atualizado com as mudanças do fluxo do tráfego ilegal na fronteira.

A Patrulha da Fronteira considera que os globos podem ser igualmente efetivos contra o contrabando de pessoas e o tráfego de drogas no terreno extremamente agreste do sul do Texas.

O órgão efetuou testes com sistemas similares ao longo da fronteira do Arizona.

Além do globo em Peñitas, outros dois foram colocados no setor. Um está em Falfurrias, a uma hora por terra da fronteira, onde as mortes de imigrantes que tentam fugir do posto de controle rodoviário da Patrulha da Fronteira são cada vez são mais frequentes.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo