Histórico

EUA voltam a debater inclusão do Brasil no Visa Waiver

Só nos dois primeiros meses deste ano, 193 mil brasileiros vieram aos EUA

Nos primeiros dois meses de 2009 (durante as férias de verão no nosso país), mais de 193 mil brasileiros visitaram os Estados Unidos – um crescimento de 33,8% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto que o número de turistas de outros países caiu drasticamente. Isso já é motivo suficiente, na opinião da entidade que congrega as empresas ligadas à atividade turística nos EUA (a US Travel Association), para que o Brasil seja incluído definitivamente no programa Visa Waiver, que garante a cidadãos de 35 países ingressar na América para viagens a turismo ou negócios de até 90 dias sem a necessidade de obtenção prévia de visto. A possibilidade de isenção de visto começou em 1986 e beneficia países com baixos índices de imigração ilegal nos EUA.

Em 2009, quase 55 milhões de estrangeiros vieram aos Estados Unidos, uma queda de 5% comparativamente a 2008. O Brasil, que teve crescimento de 16% no ano passado, com 892,611 turistas nos EUA, lidera a lista de mercados principais, seguido pela Argentina, com 12%, enquanto os mercados da Europa estão em queda. Em 2008, o numero de brasileiros nos EUA foi de 769.232, e a expectativa da US Travel Association é fechar o trimestre com 250 mil brasileiros, o que representa um crescimento de 28% em relação ao mesmo período do ano anterior. Só o aeroporto de Miami recebeu em 2009 cerca de 482.871 brasileiros, número que se aproxima do índice registrado na década de 90.

A intenção de incluir o Brasil no Visa Waiver não é nova e nasceu na gestão de George W. Bush. Desde então, o Brasil demonstrou avanços que certamente ampliariam as chances de inclusão no programa. O principal deles é a redução à metade da taxa de recusa de vistos, que hoje é de apenas 5%.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo