Imigração Notícias

Facebook é usado por coiotes para atrair imigrantes da América Central

Ousados, traficantes de pessoas postam valores da travessia e “vendem” falsas promessas de realização do sonho americano. “Faça o seu sonho se tornar realidade nos Estados Unidos. Estamos aqui para ajudá-lo. A jornada é segura e o preço é apenas $4.500 de Monterrey a San Antonio (Texas)”, diz uma das postagens.

Muro na fronteira sul entre EUA-México (foto: flickr)
Muro na fronteira sul entre EUA e México (foto: flickr)

Grupos no Facebook estão sendo usados por traficantes de pessoas – popularmente conhecidos como coiotes – para atrair a atenção de imigrantes da América Central, desesperados para virem para os Estados Unidos. Os criminosos postam falsas promessas da “realização do sonho americano” e têm a audácia de divulgar os preços da travessia.

“Viajar do México para os EUA custa $8 mil, com 100% de segurança. Vamos atravessar por Matamoros. Você vai andar por uma hora, depois um carro vai te pegar e você vai chegar até os seus parentes”, diz a postagem dos criminosos.

“Faça o seu sonho americano se tornar realidade. A jornada é segura e custa apenas $4.5 mil”, outra postagem garante.

Os posts feitos em espanhol foram encontrados pela equipe da NBC News em grupos de imigrantes no Facebook.

Um deles chegou a postar a foto de uma família com malas, usando máscaras sentados em um avião. “Faça o seu sonho se tornar realidade nos Estados Unidos. Estamos aqui para ajudá-lo. A jornada é segura e o preço é apenas $4.500 de Monterrey a San Antonio (Texas)”.  

O Departamento de Homeland Security (DHS) disse estar ciente que os coiotes usam as redes sociais para vender os seus serviços.

O Facebook removeu todos os posts, depois de ser alertado pela NBC. A advogada de imigração Renata Castro, fundadora do Castro Legal Group, alerta sobre o perigo de atravessar a fronteira pelo México. Ela afirma que coiotes são criminosos perigosos e que não se preocupam com a vida de ninguém, apenas com dinheiro. “Eu fico preocupada quando vejo esse grande número de imigrantes tentando atravessar a fronteira todos os dias. Imigrantes colocando em risco a própria vida e de seus filhos. Vale lembrar que se você já mora nos EUA e incentiva a travessia de alguém da sua família ou amigo, você também está cometendo um crime”, ressalta a advogada.

Em março, o número de imigrantes detidos na fronteira foi o maior dos últimos 15 anos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo