Falta de mão-de-obra agrícola traz inflação

0
608

Alimentos começam a faltar nas prateleiras dos supermercados

Não bastasse ser a causa principal do desespero por que passam mais de 20 milhões de indocumentados na América, a falta de uma reforma imigratória no país tem sido responsável também por outros problemas que afetam a vida de cada um nos Estados Unidos. Com o impedimento da contratação de um número suficiente de trabalhadores agrícolas, os produtos de consumo diário começam a faltar nas prateleiras dos supermercados, o que provoca também o aumento nos preços.

No estado do Colorado, por exemplo, a inflação dos alimentos atingiu entre 15% e 30% no último ano, mas no resto do país a situação não é diferente. “Falta mão-de-obra, pois nosso estado não é um lugar amigável para os imigrantes, que normalmente ocupam estas funções”, disse Tom Lipetzky, diretor de mercados do Departamento de Agricultura do Colorado, colocando a culpa nas duras leis de imigração aprovadas no estado em julho de 2006.

Recentemente foi aprovado, em âmbito estadual, um programa para trabalhadores temporários na área agrícola (Lei HB08-1325), com o propósito de ajudar aos agricultores prejudicados. No entanto, a medida determinou que os custos de transporte, alojamento, alimentação e seguro dos trabalhadores devem ficar por conta dos agricultores, o que inviabiliza a contratação dos empregados. Além disso, o número de vistos permitido representa apenas 10% da real necessidade da região.

Para Stan Perea, um economista e analista demográfico de Denver, parte do problema foi a “ingênua crença” por parte de legisladores e políticos locais de que os americanos iriam ocupar as vagas deixadas pelos imigrantes. “Quem é cidadão não vê com bons olhos essas atividades”, acredita Perea. Tudo isso está provocando uma mudança nos hábitos alimentares dos americanos e a procura pelos chamados bancos de alimentos, que provêem comidas aos mais necessitados, aumentou cerca de 30%.

Previous articleRey Biannchi
Next articleUnião Européia aprova dura lei de imigração
Fundado em outubro de 2000, o AcheiUSA Newspaper é um jornal semanal em português distribuído gratuitamente por centenas de estabelecimentos comerciais brasileiros, americanos e hispânicos, espalhados pelo estado da Flórida. Com notícias locais, imigração, cultura, agenda de eventos, cobertura social, negócios e a maior seção de anúncios classificados grátis em português fora do Brasil, o AcheiUSA é o mais completo e popular portal para os brasileiros vivendo nos Estados Unidos.