Estados Unidos Manchete

FBI revista casa de praia de Joe Biden em busca de documentos secretos

A busca faz parte de uma investigação sobre registros sigilosos do governo americano encontrados em outros locais ligados ao então vice-presidente de Barack Obama

Casa de praia de Joe Biden em Rehoboth, Delaware. Foto: ABC News

Agentes do FBI revistaram, na manhã de quarta-feira (1), a casa de praia do presidente Joe Biden em Rehoboth, Delaware, como parte de uma investigação sobre documentos secretos do governo americano encontrados em outros locais ligados ao então vice-presidente de Barack Obama. “Nenhum documento com marcas classificadas foi encontrado”, divulgou o advogado pessoal do democrata, Bob Bauer, via AP News. Segundo ele, a visita foi planejada e consensual e não houve necessidade de um mandato de busca.

O FBI revistou o escritório do democrata no Centro Penn Biden para Diplomacia e Engajamento Global em meados de novembro, depois que os advogados de Biden encontraram pela primeira vez registros sigilosos que, por lei, não deveriam estar em poder do atual presidente. Desde então, pelo menos três lotes de documentos secretos foram encontrados em propriedades particulares do presidente.

O procurador-geral Merrick Garland nomeou no mês passado um conselheiro especial, Robert Hur, para supervisionar a investigação dos documentos de Biden. No ano passado, Garland nomeou outro conselheiro especial para investigar a descoberta de registros confidenciais e outros documentos do governo na residência do ex-presidente Donald Trump em Mar-a-Lago, na Flórida. Agentes do FBI encontraram esses documentos em 9 de agosto durante uma operação na residência do republicano. Na ocasião, os agentes obtiveram um mandado de busca e apreensão. Em 16 de janeiro, os advogados do vice-presidente de Trump, Mike Pence, notificaram a Administração Nacional de Arquivos e Registros que encontraram um “pequeno número” de documentos classificados em sua residência em Carmel, no estado de Indiana.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo