Histórico

Fed encerra programa de estímulos em junho

Plano QE2 foi criado para injetar dinheiro no mercado e já cumpriu o seu papel

Um bom sinal de que a economia está se recuperando é que o Federal Reserve (o Banco Central americano) anunciou que vai encerrar em junho o plano de estímulo monetário de compra de títulos do Tesouro, chamado de QE2. O programa foi criado para injetar a quantia de 600 bilhões de dólares no mercado.

Graças à compra de títulos do Tesouro, o Fed vem conseguindo manter as taxas de juros em queda, tanto que esta semana o índice foi mantido entre 0% e 0,25%. Tal taxa foi fixada em dezembro de 2008 como uma medida para estimular o consumo e tirar o país da recessão econômica e se mantém até hoje.

O cronograma do QE2 já previa o encerramento em junho deste ano, mas alguns profissionais do mercado financeiro apostavam que o benefício seria prorrogado. O Fed, no entanto, argumenta que o fim do QE2 vai ajudar no controle da inflação.

O presidente do Fed, Ben Bernanke, disse que a melhor maneira de a entidade assegurar um dólar forte seria criando as condições para que os fundamentos da economia americana sejam sólidos. A estabilidade dos preços e máximo emprego, além de gerar os fundamentos para ajudar o dólar a médio prazo, é bom para os interesses dos Estados Unidos e da economia global, disse Bernanke.

Os economistas do Fed acreditam que, mesmo com o aparecimento da inflação, a alta dos preços é temporária. O mais preocupante é, na verdade, o alto nível de desemprego no país, atualmente em torno de 8,8% – o menor nível em dois anos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo