Histórico

Fed recebe críticas de todos os lados

Pacote de 600 bilhões de dólares é questionado por americanos e por autoridades estrangeiras

O novo pacote de incentivos à economia americana, no valor de 600 bilhões de dólares, ainda não foi bem digerido. As medidas anunciadas pelo Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, estão causando polêmica “e não apenas nos Estados Unidos. O problema está na opção do Fed em emitir o dinheiro num momento em que o governo federal enfrenta dificuldades para sustentar a recuperação econômica.

O objetivo da instituição é levantar os índices de emprego no País, mas várias Nações criticaram as medidas, pois desvalorizam o dólar para favorecer as exportações americanas “o que é negado pelos diretores do banco. No plano interno, a oposição diz que a resolução pode ocasionar o aumento da inflação. E, se aproveitando do momento, os republicanos apresentaram um projeto de lei que visa a simplificar a missão do Fed, tirando de suas mãos a responsabilidade de zelar pelo pleno emprego para que se concentre na estabilidade dos preços.

Apesar de respeitado, o presidente da instituição, Ben Bernanke, não é uma unanimidade, nem mesmo entre os democratas. Ele se defende alegando que o melhor meio de garantir hoje o valor do dólar é estimular a recuperação, e pede aos congressistas que assumam sua responsabilidade e considerem uma maneira de reduzir o deficit para complementar as iniciativas da administração em prol da recuperação.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo