Histórico

Fique mentalmente saudável e em forma

Comece um “Health Club” para seu cérebro e você colherá os resultados imediatamente

Por: Mark Underwood*

2012 chegou e muitos ainda estão pensando sobre o que o Ano Novo nos trará. Esta época do ano é uma ocasião para fazer considerações sobre nossa saúde especialmente de nossa saúde mental. Um estilo de vida saudável é fácil de entender, mas nem todos entendem que quanto mais você exercitar seu cérebro melhor será sua capacidade de processar e lembrar-se das informações. Arranje tempo para exercitar seu cérebro. Você pode fazer isto criando seu próprio “health club” que inclui um aprendizado constante. Faça o compromisso de estar sempre aprendendo, não importa em que idade ou estágio da vida, e você está automaticamente melhorando sua força mental.

Curva do aprendizado

Estudantes de universidades e escolas primárias e secundárias estão continuamente engajados em estimulantes experiências de aprendizado. Estes jovens estudantes não precisam exercitar seus cérebros, porque para eles a aprendizagem diária é um hábito. Mas isto não é a mesma coisa à medida que vamos ficando mais velhos. Pense no interior do cérebro funcionando desta maneira. Alguns destes circuitos condutores de informações e de memória ficando mais lentos. À medida que reduzimos nossa necessidade de manter nosso cérebro ativo como o de um estudante estudando para os exames na universidade, a criação de novas vias neurais diminui. Então, o que pode ser feito para manter um cérebro em forma? Muita coisa. Exercitar o cérebro não é algo assim tão difícil. Comece comprometendo-se regularmente a aprender alguma coisa nova, semanalmente ou diariamente, e depois acrescente outros desafios para dar ao seu cérebro um constante impulso de energia. Um crescente conjunto de pesquisas recentes também tem mostrado que as pessoas comprometidas a viver aprendendo a vida inteira podem baixar o risco de contrair o mal de Alzheimer e outras formas de demência.

Incremente o poder do cérebro

Você pode não saber, mas seu poder cerebral tem um potencial incrível quando está “afiado” e mantém-se ativo. Não há melhor momento para investir no exercício do cérebro do que agora. Na medida em que milhões de pessoas envelhecem, muitas experimentam mudanças relativas à idade, como esquecimento ou decréscimo de concentração. Algumas pessoas têm dificuldade para dormir e sua memória de curto prazo já não é tão eficiente como costumava ser. Você sabia que sua memória de curto prazo é como um um bloco de notas para consulta temporária de informações a ser processado? Para compreender esta sentença, seu cérebro precisa lembrar-se do início enquanto você segue adiante e termina o período. Cerca de 70 milhões de pessoas na faixa dos 50 e 60 anos estão começando a se aposentar nos próximos anos. Muitas pessoas entram nas academias de ginástica para ficarem em forma e outros fazem exercícios em casa com familiares e amigos. Se você estiver perto da aposentadoria, cuide para continuar exercitando seu cérebro. Ao aprender alguma coisa nova, você está rompendo a maneira como você pensa sobre tópicos e ideias. Você está usando as vias do cérebro que poderiam não ter sido usadas se você não tivesse fortalecido a ginástica de seu cérebro.

Dicas para manter o cérebro em forma

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para manter seu cérebro ativo e e em forma:

Use seus sentidos para aprender. Saiba como aprender melhor, e depois use isto a seu favor. Algumas pessoas aprendem melhor com áudio tapes, outros preferem vídeos ou estar numa sala de aula.

Organize-se. Tome notas. Use tanto palavras como fotos. Aproveite os calendários, agendas e outras ferramentas organizacionais para ajudar você a se concentrar enquanto estiver aprendendo.

Diário: Grave as informações sobre os marcos de sua aprendizagem mantendo um diário. Escrever sobre suas experiências ajuda a solidificar seu conhecimento anterior e cria uma boa capacidade de retenção.

Participe de experiências educacionais. Faça aulas de cursos para adultos ou inscreva-se num curso técnico.

Adote um novo hobby. Pessoas que desfrutam a vida descobriram novas alternativas como bordar, trabalhar com madeira e outros hobbies.
Pratique um novo esporte. Já pensou sobre esquiar, jogar bocha, badminton, praticar golfe ou vários outros esportes? Os parques locais e o departamento de recreação provavelmente oferecem várias oportunidades para você, juntamente com outros recursos da comunidade.
Faça palavras cruzadas, quebra-cabeças e jogos. Quanto mais você joga, melhor se torna sua destreza mental.

É tempo de estocar os fogos do envelhecimento no cérebro. Construa seu próprio “health club”, que inclui uma variedade de atividades para seu cérebro. Nunca é tarde para aprender algo novo e alimentar seu cérebro envelhecido.


*Mark Underwood é um pesquisador da neurociência, focado na descoberta de desenvolvimento de remédios para tratar doenças relativas à perda de memória e envelehcimento. Mark foi entrevistado como especialista no campo da neurociência pelo The Wall Street Journal Morning Radio, CBS e CNN Radio, entre outros.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo