Flamengo, quem diria, caiu antes de Michel Temer

0
2156

O Flamengo tinha sua classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores da América praticamente garantida. Para ser eliminado, precisaria perder para o San Lorenzo em Buenos Aires e o Atlético Paranaense vencer a Universidad Católica em Santiago. Para infelicidade geral da nação rubro-negra, foi exatamente esta a combinação ocorrida. Pior, no final do primeiro tempo, os resultados eram amplamente favoráveis ao Mais Querido, pois vencia o time argentino, com gol de Rodinei, enquanto a equipe chilena ia batendo o Furacão. Uma pane nos minutos finais derrubou o Rubro-negro que perdeu de virada por 2 a 1 para o San Lorenzo-ARG, no estádio Nuevo Gasómetro, com gols de Angeleri e Belluschi – este último aos 47 minutos do segundo tempo! Ironicamente, a derrocada do Mengo ocorreu no mesmo dia, 17 de maio, que Brasília ficou abalada com as gravações dos empresários Joesley e Wesley Batista, que incriminaram o presidente Michel Temer, o senador Aécio Neves e o ex-ministro da Fazenda do governo anterior, Guido Mantega. Diante desses fatos, sinto-me até mesmo vendedor de ilusões ao falar sobre futebol enquanto o país ferve com as denúncias. Mas fazer o que? Esta é minha missão. Bem, o Flamengo terá de juntar os cacos e se concentrar no Brasileirão. Após o empate em casa contra o Galo no Maracanã, na abertura da competição, o Mengo tentará sua primeira vitória no domingo (21) em Goiânia diante do Atlético-GO.

Furacão consegue classificação heroica

O Atlético-PR obteve uma vitória surpreendente em um dos jogos mais emocionantes da sua história ao bater a Universidad Católica e garantir vaga nas oitavas de final da Libertadores na quarta-feira (17). O Furacão saiu atrás, virou, levou o empate, mas, aos 41 do segundo tempo, chegou ao gol da vitória.  Nesta partida, brilhou a estrela do técnico Paulo Autuori, que estava sob ameaça de demissão. Os três jogadores colocados por ele no segundo tempo – Eduardo da Silva, Douglas Coutinho e Carlos Alberto – foram os autores dos gols da classificação. Santiago Silva e Noir marcaram os gols da equipe chilena jogo disputado no Estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago. Os resultados deixaram o Atlético-PR na segunda posição do Grupo 4, com 10 pontos. O San Lorenzo, que venceu o Flamengo na Argentina, passou em primeiro, também com 10 pontos, mas com melhor saldo de gols (0 a -1). Já o Fla (nove pontos) e a Católica (cinco) foram eliminados. O Rubro-Negro paranaense, que foi goleado pelo Bahia na rodada inaugural, tentará ganhar no domingo (21) os primeiros pontos neste Campeonato Brasileiro contra o Grêmio na Arena da Baixada.

Galo também se garante na próxima fase

Primeiro brasileiro classificado às oitavas de final da Copa Libertadores, o Atlético-MG garantiu ainda a liderança do grupo 6, com a goleada por 4 a 1 sobre o Godoy Cruz, o que dá ao clube mineiro o direito de decidir em casa a próxima fase do torneio. Por enquanto, o Atlético tem a melhor campanha da fase de grupos. Para manter essa posição, é preciso torcer contra alguns clubes, entre eles outros brasileiros. O Galo deu um show no Estádio Independência na terça-feira (16) graças à boa atuação do equatoriano Cazares, autor de dois gols e de uma assistência para Fred. Elias marcou o outro gol do Alvinegro das Alterosas, enquanto Garro fez o gol do Godoy Cruz da Argentina. Aliás, o Galo é a equipe que mais gols marcou na Libertadores. Nesta fase de grupos, equipe mineira anotou 17 gols e sofreu 6, com saldo positivo de 11 tentos – marca difícil de ser alcançada por outra equipe na competição na fase de grupos. Tudo indica que o Estádio Independência vai lotar no domingo (21) quando o Atlético-MG receberá o Fluminense pela segunda rodada do Brasileirão.

Santos também carimba passagem para outra fase

Com um empate em 1 a 1, o Santos garantiu sua classificação para a próxima fase. E o resultado foi heroico. Não bastasse jogar contra o The Strongest na altitude de La Paz (3.600 metros), o Alvinegro praiano teve mais um obstáculo a superar, após a expulsão de Bruno Henrique aos 22 minutos do primeiro tempo. E foi para o intervalo em desvantagem depois de Chumacero – artilheiro da Libertadores com 8 gols – abrir o placar para os donos da casa. Os bolivianos precisavam da vitória para se classificarem, no entanto, permitiram o gol de empate do Peixe anotado por Vitor Bueno na segunda etapa. Os anfitriões ainda desperdiçaram o pênalti que lhes daria a vitória no final do jogo. Pablo Escobar chutou por cima e deixou o The Strongest em situação difícil no Grupo 2 da Libertadores. Na última rodada, enfrentará o Santa Fe em Bogotá em choque direto pela classificação enquanto o Santos receberá o já desclassificado Sporting Cristal na Vila Belmiro e tem tudo para confirmar a liderança, pois tem 9 pontos, contra 8 pontos do The Strongest, 7 pontos do Santa Fe e 2 pontos do Sporting Cristal. Agora o Santos voltará suas atenções para o Brasileirão, pois perdeu para o Fluminense na abertura da competição. Neste sábado (20) enfrentará o Coritiba em Santos.

Chapecoense surpreende e mantém acesa suas chances

Um herói improvável. Um roteiro improvável. E um resultado que, ao que tudo indica, não fica definido após 90 minutos de futebol. Chapecoense e Lanús fizeram um duelo que começou antes de a bola rolar e ainda vai dar pano para manga em Buenos Aires. Tudo isso com um personagem central: Luiz Otávio. Foi do zagueiro o gol que garantiu a vitória por 2 a 1 para o Verdão do Oeste, em La Fortaleza, pela quinta rodada do Grupo 7 da Libertadores, na quarta-feira (16). E é por ele também que este placar está “sub-júdice”. De acordo com a Conmbebol, o zagueiro ainda tem duas partidas para cumprir pela expulsão diante do Nacional do Uruguai. Wellington Paulista abriu o placar, e Sand descontou. O Lanús acompanhou tudo de perto e prometeu brigar por seus direitos. Confusão que coloca em risco tudo que aconteceu durante os 90 minutos. Este grupo está totalmente indefinido com Nacional do Uruguai liderando com 8 pontos e seguido de perto por Lanús e Chapecoense, ambos com 7 pontos. Zulia é o lanterna com 5 pontos. A vantagem da Chape é que na última rodada enfrentará o desmotivado Zulia em Chapecó enquanto Nacional e Lanús se digladiarão em Montevidéu na última rodada. Pelo Brasileirão, duelo Alviverde, pois a Chapecoense receberá o Palmeiras na Arena Condá no sábado (20) e espera obter outro bom resultado porque na abertura arrancou um empate valioso contra o Corinthians em São Paulo.

Palmeiras vence Internacional pela Copa do Brasil

O Palmeiras fez valer o fator casa para sair na frente do Internacional na briga por uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Em um jogo muito disputado, o Verdão venceu o Colorado por 1 a 0, na quarta-feira (16), no Allianz Parque, e passou a precisar de um empate no segundo confronto, em Porto Alegre, para avançar. Léo Ortiz marcou contra ainda no primeiro tempo. Os clubes voltam a se enfrentar no dia 31 de maio, às no Beira-Rio. Os gaúchos necessitam vencer por dois gols de diferença para ficar com a vaga. Caso vençam por 1 a 0, a decisão será nos pênaltis. Lembrando que há o critério do gol fora de casa. Ou seja, se o Palmeiras fizer um gol no Sul, o Inter terá de marcar três para se classificar. Pelo Brasileirão, o Palmeiras irá a Chapecó no sábado (20) para enfrentar a Chapecoense. Já o Internacional prosseguirá em sua batalha na Série B quando enfrentará o ABC de Natal, no Beira Rio, também no sábado (20).

Grêmio tem boa vitória na Copa do Brasil

Se um time gaúcho perdeu em São Paulo, seu rival mostrou força em Porto Alegre. O Grêmio iniciou a defesa do título da Copa do Brasil na quarta-feira (17), contra o Fluminense, na Arena Grêmio, pelas oitavas de final. E teve de evocar logo de cara suas credenciais de “Rei de Copas”, como penta e maior vencedor da competição, para largar com vantagem. Dentro de casa, os gremistas saíram atrás. E cedo. Logo aos cinco minutos, Renato Chaves abriu o placar para o Flu. Parou por aí. A equipe de Renato Gaúcho lutou e chegou à virada no embalo de Lucas Barrios, após Arthur anotar um golaço para empatar. O paraguaio marcou duas vezes e deu a vitória aos donos da casa por 3 a 1. Com o resultado, o Grêmio pode até perder por 1 a 0 no jogo da volta, que garante a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil – situação que se mantém com qualquer empate. O Fluminense precisa vencer por 2 a 0, graças ao critério do gol qualificado, anotado fora de casa. Um novo 3 a 1 leva a decisão aos pênaltis. O segundo confronto está marcado para o próximo dia 31, no Maracanã. O Tricolor dos Pampas, que venceu o Botafogo na primeira rodada do Brasileirão, terá um compromisso difícil em Curitiba diante do Furacão e o Fluminense também não terá moleza, pois viajará a Belo Horizonte para jogar contra o Galo. Os dois jogos estão marcados para domingo (21).

Decisão da Copa do Nordeste será em Salvador

Tudo aberto na final do Nordestão. No primeiro jogo da final, na quarta-feira (16), na Ilha do Retiro, Sport e Bahia empataram por 1 a 1. O Esquadrão de Aço saiu na frente com Juninho. Porém, o xará dele, talismã do Leão, empatou o duelo no final da partida. O campeão será decidido em Salvador, na semana que vem. Na partida final, marcada para quarta-feira que vem, na Fonte Nova, o cenário é este: 0 a 0 favorece o Bahia (que marcou um tento fora de casa). Já 1 a 1 vai para os pênaltis. Qualquer outro empate dá Sport (pelo mesmo critério de gols como visitante). E, claro, quem ganhar leva a taça. O Bahia, que aplicou a maior goleada do Brasileirão na abertura do Brasileirão ao derrotar o Atlético-PR por 6 a 2, enfrentará o Vasco da Gama no Rio de Janeiro no domingo (21), enquanto o Sport Club do Recife, goleado pela Ponte Preta por 4 a 0, receberá o Cruzeiro também na Ilha do Retiro no Recife.

Totti no Miami FC?

Apesar da grande festa da Roma pelo último jogo de Totti, o atacante pode ainda não ter encerrado sua carreira. Segundo a imprensa italiana, o jogador de 40 anos pode atuar pelo Miami FC, dos Estados Unidos, na próxima temporada. O ex-zagueiro italiano Paolo Maldini é um dos donos da equipe americana, além de ser comandada por Alessandro Nesta.

Miami Heat fica com 14ª posição no Draft da NBA

O Miami Heat teve uma temporada para esquecer. Depois de ter ficado fora dos playoffs da NBA por ter perdido a 8ª vaga para o Chicago Bulls no critério de desempate, a equipe ainda sofreu muito com lesões de jogadores importantes e, para culminar, ficou com a 14ª posição no Draft da NBA – a pior entre as equipes que não atingiram os playoffs – no sorteio realizado na terça-feira (16). Somente no dia 22 de junho a equipe poderá selecionar seu novo integrante. O grande vencedor foi o Boston Celtics, que ganhou o direito de fazer a primeira escolha do Draft de 2017 da NBA. Isto reforçará ainda mais o time de Boston, que está na final da Conferência Leste enfrentando o Cleveland Cavaliers. Eles foram beneficiados por terem ficado com a indicação do Brooklyn Nets, equipe de pior campanha da liga. No entanto, a franquia de New York perdeu este direito em razão da troca ocorrida por causa da negociação que mandou Kevin Garnett e Paul Pierce para o Brooklin Nets em 2013.