Histórico

Fluminense coloca as duas mãos na taça

Na gangorra do Brasileirão, time carioca assume a ponta e já pode ser campeão na rodada do fim de semana

Na montanha russa de emoções do Brasileirão, o Fluminense está no topo, a duas rodadas do fim do campeonato. Dependendo dos resultados deste fim de semana, a equipe carioca já pode levantar o troféu com uma semana de antecedência. Corinthians e Cruzeiro ainda estão no páreo, mas os especialistas dizem que o Tricolor das Laranjeiras tem 64% de chances de conquistar o título, que seria o quarto do técnico Muricy Ramalho em cinco anos.

Mas quem seria capaz de apostar suas fichas, diante de tantos altos e baixos entre os times na parte de cima da tabela? Nas últimas rodadas, a liderança passou na mão dos três postulantes ao título por várias vezes, numa alternância que reflete o equilíbrio da competição. Vale lembrar que a tarefa do Fluminense está facilitada, não apenas porque depende somente de suas forças, mas também em virtude dos seus próximos adversários, que já não têm muitas pretensões este ano: neste domingo, o jogo é contra um Palmeiras totalmente desmotivado depois da eliminação da Copa Sul-Americana; na última rodada, o confronto é contra o virtualmente rabaixado Guarani.

De qualquer forma, Flu, Corinthians e Cruzeiro já estão garantidos na Libertadores de 2011. Grêmio, Atlético-PR e Botafogo brigam pela quarta vaga brasileira (que pode não existir, caso o Palmeiras seja campeão da Sul-Americana). Os gaúchos levam vantagem, graças a uma campanha invejável neste segundo turno do Brasileirão, quando tiveram mais de 72 de aproveitamento. O Internacional, atual campeão do maior torneio do Continente, também já está garantido no ano que vem e disputa, em dezembro, o título de campeão interclubes da Fifa.

Outra boa disputa no Brasileirão é pela permanência na Primeira Divisão. Com Goiás e Prudente já rebaixados, outros seis times ainda precisam suar muito para evitar a Segunda Divisão: Qualquer tropeço será fatal para o Guarani, mas Vitória, Avaí, Atlético-GO, Atlético-MG e até o Flamengo não podem bobear. Por tudo isso, o melhor jogo da rodada deverá ser Flamengo e Cruzeiro, que, apesar das pretensões distintas, vão jogar de olho nos três pontos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo