Estados Unidos

Fox News paga $787.5 milhões por disseminar fake news

Pagamento é resultado do processo de difamação movido pela Dominion, empresa que forneceu tecnologia para a contagem dos votos nas eleições de 2020

Emissora do australiano, naturalizado americano, Rupert Murdoch teve que retratar-se das falsas alegações

A emissora de TV de notícias Fox News chegou a um acordo com a empresa de tecnologia Dominion Voting Systems, como resultado do processo de difamação movido contra o canal por disseminação de notícias falsas e teorias conspiratórias infundadas por âncoras da emissora sobre as eleições de 2020. O noticiário da Fox alegava que o sistema da Dominion interferiu na votação de modo a favorecer o candidato Democrata, Joe Biden, contra o Republicano Donald Trump. A Dominion processou a Fox em $1.6 bilhões por prejuízos causados pela difamação e na terça-feira (19) as partes concordaram em juízo com o pagamento de $787.5 milhões à Dominion.

Em nota, a Fox disse que a emissora está “contente por chegar a um acordo na disputa com a Dominion. Reconhecemos a decisão da Corte de que certas alegações contra a Dominion eram falsas.”

O caso veio depois de uma série de falsas alegações e teorias conspiratórias que a Fox News disseminou pelo seu noticiário após as eleições de 2020. Uma delas dizia que o sistema de votação da Dominion Voting System foi fraudado de modo a roubar votos do então presidente Donald Trump, candidato à reeleição. A Dominion entrou com um processo judicial contra a emissora por difamação, e pediu $1.6 bilhões pelo prejuízo causado pelas fake news. Durante o julgamento do processo vieram à tona várias provas da falsidade das alegações, contidas em mensagens trocadas entre altos executivos da emissora questionando internamente as alegações de Trump de que as eleições foram fraudadas pela Dominion. Vários âncoras da emissora, como Tucker Carson e Sean Hannity, assim como o próprio dono da emissora, Rupert Murdoch, foram intimados para depor no processo.

“A verdade é o que importa”, disse o adovgado da Dominion, Justin Nelson, após o acordo no tribunal. “Mentiras têm consequências.”

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo