Estados Unidos Manchete

Furacão Nate toca o solo americano duas vezes e perde força

Nate causou alagamentos em cidades do Mississippi. No início deste domingo (8), a velocidade das rajadas de vento caiu para 68 mph

Nate foi rebaixado à categoria de tempestade tropical, na manhã de domingo (8)
Nate foi rebaixado à categoria de tempestade tropical, na manhã de domingo (8)

O furacão Nate – que deixou pelo menos 26 mortos em sua passagem pela América Central – perdeu força e foi rebaixado no início da manhã deste domingo (8) à categoria de tempestade tropical, após atingir o solo dos EUA. O fenômeno provocou alagamentos em cidades do Mississippi, onde tocou o solo duas vezes, como furacão de Categoria 1, com rajadas de vento de 87mph, segundo o National Hurricane Center (NHC).

A previsão do NHC é de que Nate perca ainda mais força enquanto se dirige para o interior, no estado do Tennessee. Segundo o centro, a tempestade tropical se desloca com ventos de 68 mph.

Nate chegou a cidade de Biloxi, no Golfo dos EUA, no início da madrugada de domingo e provocou alagamentos na cidade, que está em alerta.

New Orleans, devastada em 2005 pelo furacão Katrina, que deixou centenas de mortos, decretou toque de recolher a partir das 6 da tarde, e também foram emitidas ordens de evacuação para algumas áreas. O nível de alerta foi reduzido poucas horas depois.

Passagem devastadora pela América Central

Costa Rica, Nicarágua e Honduras, países mais atingidos pelo Nate quando ainda era uma tempestade tropical, começavam a calcular os danos, no momento em que a chuva parecia dar uma trégua.

De acordo com a agência France Presse, o fenômeno deixou 26 mortos na América Central – 3 mortos na Nicarágua, 10 na Costa Rica e 3 em Honduras, segundo autoridades.

Na Costa Rica, equipes de socorro buscavam mais de 30 desaparecidos.

El Salvador registrou na sexta duas mortes em consequência do Nate: uma pessoa atingida por um deslizamento de terra e outra, arrastada por um rio.

Comunidades da Costa Rica e Nicarágua continuavam isoladas pela destruição de pontes, inundação de estradas, transbordamento de rios e deslizamentos de terra que destruíram casas e ruas.

Temporada intensa

O sudeste dos Estados Unidos foi atingido duramente em agosto e setembro por dois furacões: o Harvey, que deixou mais de 70 mortos, e o Irma, que atingiu a categoria 5 e provocou 12 mortes na Flórida.

Outra tormenta poderosa, o furacão Maria, devastou parte do Caribe no fim de setembro, incluindo Dominica e Porto Rico. (Com informações do G1 e CNN).

 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo