Histórico

Governador da Califórnia pede reforma imigratória

Jerry Brown torna-se o primeiro governador a pressionar pela reforma

O governador da Califórnia, Jerry Brown, converteu-se no primeiro governador do país a pressionar pela aprovação rápida de uma reforma imigratória. Em uma carta dirigida à senadora Dianne Feinstein disse que as consequências da demora serão graves para seu estado e uma possível espera de 10 anos para obter a residência significaria custos muito altos para a Califórnia.

Brown mencionou na carta para a senadora Feinsten que a Califórnia é lar de dez milhões de imigrantes, número superior do que a população inteira da Geórgia ou Michigan. Esta população integra tanto o pessoal altamente qualificado que trabalha no Vale do Silício com vistos H-1B, entre os quais estão engenheiros e programadores, até 2 milhões e 900 mil indocumentados que em sua maioria trabalham na indústria dos serviços e na agricultura, segundo o jornal La Opinión.

Dada a importância da força de trabalho imigrante para a indústria agrícola da Califórnia, o secretário de Agricultura desta entidade convocou uma equipe de trabalho que se focará nas necessidades trabalhistas deste segmento.

Jerry Brown destacou que os californianos “também precisam aumentar a educação e as capacidades de todos nossos trabalhadores, incluindo a dos indocumentados, especialmente nos campos da ciência, tecnologia e engenharia e matemática”.

Brown pede reforma imigratória integral

O mandatário estadual declarou que espera “ter um papel importante no esforço nacional por uma reforma integral de imigração” e acrescentou que estará direcionando “esforços neste sentido”, assegurou a agência Notimex.

Brown comentou por escrito que uma reforma nas leis de imigração deve apresentar aos indocumentados “um caminho para a cidadania” americana.

O porta-voz do governador, Gil Duran, acrescentou que tanto em Washington como na Califórnia reconhece-se a importância de abordar uma reforma imigratória integral. E comentou: “Pelo que parece há um apoio bipartidário neste sentido”.

Brown aprovou no ano passado duas leis que complementam o chamado “sonho da Califórnia” que permitiu a milhares de estudantes universitários de educação superior conseguir bolsas de estudo públicas e privadas no estado.

Califórnia também foi no final do ano passado um dos primeiros estados a garantir, mediante outra lei, que cerca de 400 mil jovens indocumentados – 325 mil deles mexicanos – possam obter carteiras de motorista.

De acordo com os cálculos oficiais da Califórnia, no estado devem residir quase três milhões de indocumentados, o que se traduz em um entre cada quatro imigrantes que moram no país.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo