Histórico

Governadora do Arizona chama indocumentados de traficantes

Jan Brewer acredita que maioria dos imigrantes vem para os EUA transportando drogas

Agora, ela foi longe demais. A governadora do Arizona, Jan Brewer, não mediu palavras para, mais uma vez, discriminar os imigrantes. Ela disse que a maioria dos indocumentados que entram atravessam a fronteira do México com seu estado transportam drogas, já que são aliciados pelas gangues do narcotráfico.

Acredito que hoje, sob as circunstâncias que enfrentamos, a maioria dos intrusos que entram no estado do Arizona o fazem sob a direção e controle dos cartéis organizados de drogas, disse a governadora. Temos informações contundentes de que vêm como pessoas ilegais que desejam trabalhar. Então os abordam e se convertem em sujeitos dos cartéis de drogas, afirmou, sem papas na língua. Ela também associou os imigrantes a outras atividades criminosas, como roubos e extorsões.

A relação de Brewer com os imigrantes é acidentada desde abril, quando ela assinou uma polêmica lei estadual que criminaliza os indocumentados. A medida pode entrar em vigor no dia 29 de julho, mas há cinco impugnações pendentes contra a lei em cortes federais, e a própria secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, já manifestou que o Departamento de Justiça vai tentar a impugnação da decisão da governadora do Arizona.

Até o Governo mexicano entrou nessa briga, enviando um sumário para a corte federal no Arizona com pontos básicos que questionam a constitucionalidade da famigerada SB 1070. Além disso, as autoridades do país vizinho apoiaram a ação movida por um grupo de organizações de direitos civis, que também lutam pela impugnação. É fundamental e imperioso que os direitos humanos e civis dos seus cidadãos sejam devidamente respeitados, enquanto presentes no Arizona ou em qualquer outro estado dos Estados Unidos, disse a carta enviada pelo Ministério das Relações Exteriores do México.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo