Histórico

Governo dos EUA confirma recorde de deportações

Foram 393 mil indocumentados expulsos do país, segundo Departamento de Segurança Nacional

O Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos (DHS, na sigla em inglês) divulgou os números finais de suas ações no ano fiscal de 2010, que se encerrou em 30 de setembro: Ao todo foram 393 mil imigrantes deportados, o que representa um recorde. Deste montante, 195 mil (quase a metade do total) indocumentados já haviam sido condenados por algum crime.

“Essas estatísticas são fruto de programas de fiscalização, prioridades sólidas e razoáveis e da dedicação de milhares de agentes e oficiais que trabalham de forma incansável para manter nossas comunidades em segurança”, disse o diretor da polícia de imigração nos EUA, John Morton. Além da deportação de indocumentados, o governo americano também puniu cerca de 180 empresários e empregadores acusados de violar as leis de imigração durante 2010, 57% a mais que no ano anterior. Mais de 3,2 mil empresas foram investigadas por suspeita de contratar estrangeiros ilegalmente neste período, sendo que 225 delas foram fechadas, com a aplicação de multas e sanções financeiras impostas devido a esses crimes que totalizaram 50 milhões de dólares.

“Este governo se concentrou em aplicar nossas leis de imigração de uma maneira inteligente e efetiva, que prioriza as seguranças pública e nacional e responsabiliza os empregadores que conscientemente e repetidamente burlam a lei”, disse a secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano.

Às vésperas das eleições para o Congresso americano, que acontecerá em novembro, os assuntos relativos à imigração ganharam destaque nos EUA. Em agosto, o presidente Barack Obama sancionou uma lei que liberou 600 milhões de dólares para reforçar a segurança na fronteira e tem repetido que pretende pressionar o Congresso para aprovação de uma reforma da lei imigratória.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo