Imigração Manchete Notícias

Grupo de 42 brasileiros que tentava entrar ilegalmente nos EUA é detido no México

Eles estavam dentro de uma van lotada e seguiam para fronteira quando foram interceptados; entre os detidos estão dez crianças

Imigrantes foram levados de ônibus para o Instituto Nacional de Migração (INM).
Imigrantes foram levados de ônibus para o Instituto Nacional de Migração (INM).

Quarenta e dois brasileiros foram detidos na segunda-feira (24), na cidade de Maxcanú, estado de Yucatán, no México;  segundo informou a Secretaria de Segurança do país mexicano.  O grupo estava dentro de uma van lotada e se preparava para fazer a travessia illegal para os Estados Unidos quando foi interceptado no km 114 da rodovia federal Campeche-Mérida.

Entre os imigrantes estavam16 homens, 16 mulheres e 10 crianças. O motorista do veículo é um cidadão mexicano de 63 anos que foi levado a uma delegacia para prestar depoimento. Já os brasileiros foram transferidos para o Instituto Nacional de Migração (INM).

O jornal mexicano La Jornada reportou que, no início do mês, outros nove brasileiros que estavam em um grupo de 155 imigrantes foram detidos também em Yucatán. O estado fica no Golfo do México e sua capital, Mérida, está a dois mil km de distância da fronteira mais próxima dos EUA. Autoridades desconfiam que a cidade, de potencial turístico, está sendo usada como uma nova rota para a imigração illegal rumo aos EUA.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores  informou que a “Embaixada do Brasil no México acompanha o caso e permanece à disposição para prestar assistência consular aos brasileiros detidos naquele país, independentemente de sua situação migratória, de modo a zelar para que lhes seja assegurado tratamento digno e respeitoso”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo