Histórico

Hillary promete virar o jogo pela indicação democrata

Após vencer prévia decisiva na Pensilvânia, pré-candidata diz que país merece líder que não se renda

A vitória pela margem de 10 pontos numa primária importante mudou o humor da senadora Hillary Clinton – e talvez os rumos da campanha pela indicação do candidato democrata às eleições presidenciais. Ela comemorou sua expressiva vitória sobre Barack Obama, dizendo que a “maré está mudando”. O resultado foi crucial para que a ex-primeira-dama se mantenha viva na corrida rumo à Casa Branca.

“Algumas pessoas me descartaram e me pediram para desistir. Bem, o povo americano não desiste e eles merecem uma presidente que também não desiste”, afirmou Hillary. Seu triunfo não foi suficiente para tirar a liderança do também senador Obama na corrida, mas certamente vai dar uma mexida no processo, que provavelmente só será concluído no segundo semestre, na convenção do partido.

Corrida disputada

Ele, por sua vez, fez questão de não acusar o golpe: “Muitos não acreditavam que pudéssemos tornar esta corrida tão disputada, mas reduzimos a diferença e reunimos pessoas de todas as idades, raças e origens em apoio à nossa causa”, acrescentou.
Segundo contagem da CNN, o senador soma ao todo 1.694 delegados e superdelegados, incluindo os obtidos na Pensilvânia, enquanto Hillary tem 1.556. Faltam nove prévias e as próximas disputas serão travadas em 6 de maio na Carolina do Norte (onde Obama é amplamente favorito) e em Indiana (onde Hillary tem ligeiro favoritismo). Se Hillary não obtiver uma contundente vitória em Indiana, analistas especulam que ela poderia, aí sim, abandonar a disputa.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo