Histórico

Imigração em Dia

Essa semana, o advogado Ludo Gardini, com escritório no Pompano City Centre, telefone (305) 514-0707, responde às perguntas sobre imigração.

? Em 2011 o meu marido foi transferido do banco que ele trabalha aqui no Brasil para o mesmo banco em NY. O visto obtido foi o L1 e eu e meu filho (enteado do meu marido) fomos com o visto L2. O visto chegou a ser renovado até setembro de 2014, porém nós retornamos ao Brasil em junho de 2013 pois a empresa transferiu o setor que o meu marido trabalha para o Brasil, mas o meu filho decidiu ficar em NY para continuar os estudos. Pergunto: ele está ilegal? Considerando que é um dependente do L1 e o titular deste já retornou ao Brasil? Se eu quiser visitá-lo em abril de 2014 posso informar na imigração que estou indo para visitá-lo? Tenho medo de prejudicá-lo.

Antes de responder à questão de legalidade temos de esclarecer a diferença entre visto e “status”. Vou citar o exemplo mais comum que é o visto B1/B2. O visto B1/B1 geralmente é concedido por 10 anos, mas o “status”, que representa a permanência, só é concedida por seis meses. No seu caso, mesmo que o visto L2 seja válido até abril de 2014, o visto L2 segue o L1-A e a lei não permite a quem tenha visto L2 morar nos EUA. Então, a menos que quem tenha o visto L1-A ainda esteja vindo para os EUA a trabalho mesmo que temporariamente, seu filho estaria ilegal no EUA. A lei de imigração não permite o L2 ficar nos EUA depois que a situação do L1-A mudou. Resumindo, seu filho (enteado) está ilegal nos EUA, a menos que o pai continue vindo para o EUA como L1-A a trabalho.

? Tive a petição de trabalho I360 aprovada em 2001 pela igreja. Mas minha petição de green card foi negada. Não fui mandado embora. Tenho irmã cidadã americana. Ela está aplicando para mim, eu teria que esperar os 12 anos? Ou poderia aplicar para o green card novamente? Receberia algo como permissão de trabalho até a chegada do green card? Ou ficaria 12 anos esperando ilegal sem ter direito a nada? Minha petição para permissão de trabalho foi aprovada, mas a minha petição de green card foi negada. Meu advogado fechou meu processo. Posso mesmo assim renovar minha permissão de trabalho por ter sido aprovada em 2001 quando fiz a petição em agosto de 2000? A última vez que a renovei foi em 2003 quando tive a notícia de que a imigração havia negado minha residência isto é, meu green card.

Sim, caso sua irmã aplique para você, a espera seria em torno de 12 anos. E isso não dará direito a autorização de trabalho. Também não daria para recomeçar o processo de green card baseado no I-360, pois para este tipo de petição é exigido dois anos de experiência e a pessoa tem que estar legal nos EUA. Você poderia tentar via uma petição de trabalho I-140, o que poderia levar em torno de cinco a seis anos para ser aprovada e você tambem não teria direito à autorização de trabalho. E infelizmente você não pode renovar sua autorização de trabalho baseado no caso antigo, a petição seria negada.

? Morei seis anos ilegalmente nos EUA, tive um filho com uma brasileira. Esse filho nasceu nos EUA, tem toda documentação, eu também fiz o requerimento de visto aqui no Brasil e falei a verdade quando o vice-cônsul me perguntou sobre os EUA e ele achou que fui honesto e me deu 10 anos de visto de turismo. Tenho vontade de voltar a morar nos EUA, mas não ficar ilegal, tenho chances de obter o green card? Ou uma permissão de trabalho?

Existem chances para os dois, tanto para uma autorização de trabalho quanto para um green card. Há dois modos básicos de se obter isso: 1) Família – quando seu filho completar 21 anos ele pode te dar o green card, ou caso você venha a se casar com uma cidadã; 2) Trabalho – Caso você tenha um empregador ou comumente chamado “sponsor” você poderia obter um visto de trabalho que te daria a chance de uma autorização de trabalho e, eventualmente até a vinda do green card, você estará na dependência de um emprego, de acordo com seu processo.

? Tenho um filho americano que mora no Brasil onde eu também moro, porém vivi seis anos nos EUA, mas já renovei meu visto sem o menor problema. Minha pergunta é: como faço para solicitar minha permissão de trabalho nos EUA, tenho chances reais? Tenho como regressar, mas ilegal não quero ficar. Pode me ajudar?

Veja a resposta acima, e uma vez ilegal nos EUA as chances de uma autorização de trabalho são reduzidas ao mínimo.


Envie suas perguntas sobre imigração para info@acheiusa.com ou editor@acheiusa.com. As perguntas serão respondidas e publicadas nas edições do AcheiUSA na medida do possível.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo