Notícias

Imigrante deportado retorna legalmente aos EUA após dois anos

José Escobar, de 33 anos, teve o processo aprovado e entrou no aeroporto de Houston (TX) pela porta da frente

Jose Escobar retornou para os EUA pela porta da frente (Foto KHOU - TV)
Jose Escobar retornou para os EUA pela porta da frente (Foto KHOU – TV)

O imigrante salvadorenho José Escobar, de 33 anos, que havia sido deportado há dois anos, nos primeiros meses da administração Trump, retornou legalmente aos EUA no início deste mês. Escobar foi recebido no Aeroporto Intercontinental Bush, em Houston (TX), por um grupo de apoiadores, entre eles a esposa Rose e os filhos do casal, Walter e Carmen, ambos nascidos nos EUA. Eles estavam em El Salvador quando receberam a notícia de que as autoridades migratórias haviam aprovado seu processo (não especificado que tipo) e ele poderia retornar aos EUA pela porta da frente. As informações são da Agência AP.

Escobar era adolescente quando a família se mudou para os EUA em 2001 através do status de proteção temporária, que foi concedido aos salvadorenhos naquele ano devido a ocorrência de um terremoto. Ele casou-se com Rose em 2006, o mesmo ano em que descobriu que a família dele não havia preenchido a documentação necessária para ele ter renovado o visto dele. Ele vivia nos EUA sem autorização e um juiz de imigração ordenou a deportação dele naquele ano. A esposa de Escobar e os filhos são cidadãos americanos.

Ele foi detido em 2011, durante a administração do presidente Obama, por vários meses. Foi liberado em 2012 e preso novamente em fevereiro de 2017, pouco depois que Trump assumiu o cargo, quando fez check-in no escritório do ICE. No mês seguinte, ele foi deportado para El Salvador.

Escobar mudou-se para uma cidade a três horas de San Salvador, vivendo com parentes e trabalhando na construção civil. Ele conversava com a família nos EUA através de vídeo à noite, mas temia sair de casa, pois gangues que circulam pelas ruas são conhecidas por perseguirem pessoas que uma vez já moraram nos EUA. Os filhos dele sofriam com a ausência do pai e a dificuldade de ganhar dinheiro em El Salvador fez com que Rose Escobar sustentasse a família com o emprego de recepcionista num hospital e dependesse da poupança que acabava rapidamente.

Rose Escobar, que tornou público o caso do marido durante mais de 2 anos, tinha os olhos marejados. “Nós estamos completos agora. Nós somos uma família”, disse emocionada.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo