Imigração Manchete Notícias

Imigrante recebe OK de advogado, vai visitar parentes no México e é preso no aeroporto de NY

Mexicano afirma ter sido enganado por advogado; ele foi preso e deportado para o México depois de 28 anos nos EUA

Mexicano pai de 4 filhos foi deportado dos EUA depois de 28 anos (Foto GoFundMe)

A família do mexicano Ricardo Velazquez acusa um advogado de imigração de New York de ter enganado o então cliente que, depois de receber seu aval para ir visitar seus familiares no México, foi preso no aeroporto ao retornar para os EUA.

Segundo informações do The Guardian, no início deste ano, o Velazquez recebeu a tão esperada notícia de que sua petição para o visto U – para vítima de crimes – havia sido aprovada e que ele poderia ir ao México com a sua família. Ao retornar para os EUA, ele foi preso por agentes no aeroporto em New York, ficou preso um mês e foi deportado para o México.

O imigrante estava nos EUA há 28 anos sem documentos. De acordo com a publicação, ao ser preso, ele questionou: “Meu advogado disse que eu poderia viajar para o México. Por que vocês estão fazendo isso?”.

Ele descobriu que o advogado tinha dado entrada no visto U com a falsa alegação de que ele estava sendo “vítima de abuso doméstico por parte do filho mais velho”, o que não seria verdade. O visto foi negado, mas, segundo o imigrante, ele nunca foi informado sobre a negativa.

Confusos sobre o acontecido, a família de Velazquez contou a história para a mídia em New York e outros 100 imigrantes acusaram o advogado de ter cometido erros em seus processos.

“Nossa família está devastada. Minha mãe agora está sozinha com quatro filhos, dois deles crianças pequenas. Nós somos uma família de trabalhadores e meu pai tinha o sonho de se legalizar. Ela acabou enganado e agora estamos nesta situação”, escreveu o filho do imigrante, Ricardo Velazquez Júnior em uma página do GoFundMe. A página já arrecadou $33 mil da meta de $10 mil para custear as despesas da família na ausência do pai.

O caso de Velazquez está nas mãos da integrante da Assembleia de NY, Catalina Cruz, e do deputado Ritchie Torres, que estão tentando reverter a deportação de Velazquez. (Com informações do The Guardian).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo