Histórico

Imigrantes chineses são presos na fronteira dos Estados Unidos

Agentes se surpreendem com nacionalidade de indocumentados detidos na carroceira de caminhão, mas orientais tentando entrar ilegalmente no país já está virando rotina

azem a patrulha na divisa dos Estados Unidos com o México interceptaram um caminhão na semana passada e, para surpresa deles, os indocumentados escondidos na carroceria não eram latino-americanos e sim chineses. O grupo tentava entrar ilegalmente na América, trazidos por um ‘coiote’ mexicano.

As autoridades acreditam que a vinda de imigrantes chineses já é uma tendência. Só neste ano fiscal, que começou em outubro de 2008, pelo menos 281 indocumentados daquele país oriental foram detidos na fronteira com o México – levando-se em conta as 30 prisões do mesmo período anterior, houve um aumento de 836%. Segundo Alex Gomes, do polícia de imigração, esse índice é significativo, uma vez que as detenções de indocumentados caiu mais de 24% este ano.

Entre as razões para a vinda de um número cada vez maior de chineses está o fato de que os países da América Central facilitaram a cessão de vistos para aquela região, com o propósito de impulsionar o turismo. Com isso, muitos têm feito escalas na Costa Rica, por exemplo, antes de tentar penetrar em território americano. Cada oriental costuma pagar entre 20 mil e 40 mil dólares aos coiotes, um preço absurdamente mais caro do que outros indocumentados costumam pagar. A grande maioria dos detidos na fronteira é ainda do México: dos 226.344 presos, somente 10.258 não eram do país vizinho.

Os quatro chineses detidos são da Província de Fujian e tinham como destino final a cidade de New York. A prisão aconteceu perto de Phoenix, no estado do Arizona, onde o sheriff Joe Arpaio (do condado de Maricopa) aproveitou para alfinetar a política de segurança na fronteira. “Isso prova como nossas divisas são vulneráveis e estão sujeitas à entrada de terroristas”, disse o policial.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo