Histórico

Imigrantes ganham benefício em Maryland

Senado aprova lei que garante mensalidades mais baratas para estudantes indocumentados

O Senado de Maryland aprovou um projeto que vai beneficiar os estudantes indocumentados, que passarão a pagar as mensalidades no mesmo valor dos cidadãos (in-state tuiton). A iniciativa foi do democrata Victor Ramirez (foto), ele próprio um imigrante de El Salvador, que chegou ainda criança aos Estados Unidos.

Desnecessário dizer que o senador foi ovacionado por universitários e familiars, que agora conseguem enxergar um futuro melhor para suas vidas. “Os estudantes só precisam de oportunidades e votar contra esse projeto não resolveria de forma alguma o problema da imigração ilegal”, argumentou Ramirez.

De acordo com a proposta, qualquer jovem que tenha cursado a High School numa escola pública do estado de Maryland está apto a frequentar as aulas das faculdades locais (community college) até conseguir a aprovação para ingressar numa universidade, pagando mensalidades reduzidas. Trata-se de um dos pontos que constavam do projeto do Dream Act, rejeitado no Congresso Nacional.
Mas é claro que a ideia não agradou a todos: o projeto foi aprovado por 27 votos contra 20 e os críticos em relação ao benefício chegaram a afirmar que tal iniciativa poderia impedir cidadãos de ingressar no ensino superior e mesmo encarecer as taxas e impostos estaduais. “Não vou discutir a questão do acesso à educação, mas quem vai pagar por isso. E por isso acho que os americanos serão prejudicados”, disse o senador republicano David Brinkley, que votou contra o projeto.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo