Notícias

Imigrantes mexicanos da Califórnia estão voltando para seu país: ‘não é mais uma opção’

Políticas anti-imigrantes da administração Trump, exacerbaram a insegurança para pessoas sem documentos

Pessoas usando máscaras cruzam a ponte sobre a rodovia na fronteira EUA-México em San Diego, Califórnia (Foto: Étienne Laurent/divulgação)
Pessoas usando máscaras cruzam a ponte sobre a rodovia na fronteira EUA-México em San Diego, Califórnia (Foto: Étienne Laurent/divulgação)

Dez meses de uma pandemia de covid-19 que devastou algumas das indústrias que dependem da mão-de-obra estrangeira, combinados com anos de políticas anti-imigrantes da administração Trump, exacerbaram a insegurança para pessoas sem documentos e aquelas que trabalham em empregos de baixa remuneração.

Para os imigrantes na base da pirâmide econômica, esses desafios sem precedentes neste ano serviram para reavaliar se vale a pena ficar nos EUA.

Até este ano. “Tem havido muito medo e trauma – apenas camadas de trauma”, afirma Luz Gallegos, diretora-executiva de um grupo de defesa de imigrantes em entrevista ao The Guardian.

Trabalhadores em mega fazendas e enormes armazéns em todo o Inland Empire e no Central Valley da Califórnia – muitos dos quais continuaram a trabalhar durante os períodos mais graves da pandemia, apesar dos surtos de coronavírus em muitas instalações – têm vindo a Gallegos para obter conselhos sobre o que fazer quando eles ficam doentes.

Javier Lua Figureo voltou para sua cidade natal em Michoacán, México, há três anos, depois de morar e trabalhar na Califórnia por 12 anos. Desde que a pandemia chegou, vários de seus amigos e familiares seguiram seu exemplo.

“As coisas não estão perfeitas no México. Mas pelo menos há acesso a cuidados de saúde e alguns benefícios de desemprego para quem precisa”, acrescentou. “Em comparação com o que era nos EUA, a situação para nós no México agora é muito melhor.”

Os imigrantes são mais propensos a trabalhar na linha de frente da pandemia, como trabalhadores da saúde, balconistas de mercearias, motoristas de entregas e agricultores, onde as chances de contrair o vírus são especialmente altas. 

Mesmo antes de o governo Trump implementar suas políticas anti-imigrantes, e mesmo antes de a pandemia atingir, os não-cidadãos tinham menos acesso a saúde e seguro saúde, bem como programas de rede de segurança como vale-refeição e desemprego. Em maio e junho, os imigrantes sem documentos não eram elegíveis para receber cheques de estímulo do governo federal.

Um fundo de $125 milhões para enviar uma doação única em dinheiro de $500 oferecida a trabalhadores sem status legal secou rapidamente e foi uma gota no oceano. 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo