Histórico

Incidente em São Conrado mancha imagem do Rio

Imprensa internacional destaca ação criminosa na Cidade Maravilhosa, que teve até invasão a hotel de luxo

A intensa troca de tiros em São Conrado entre criminosos da favela da Rocinha e policiais militares teve consequências ainda maiores do que assustar os moradores de um dos bairros mais valorizados do Rio de Janeiro. A ação, que culminou com a invasão de um hotel cinco estrelas, repercutiu muito mal na imprensa estrangeira. O assunto foi destaque na mídia, até porque a Cidade Maravilhosa será sede das Olimpíadas de 2016 e palco da final do Mundial de 2014.

O jornal americano ‘The New York Times’ destacou na sua primeira página que a Rocinha fica no caminho para a Barra da Tijuca, onde vão acontecer os principais eventos dos jogos olímpicos. O jornal ‘El Clarín’, de Buenos Aires (Argentina), ressaltou o abuso dos criminosos, lembrando que os atos de violência são constantes na cidade, mas que não há antecedentes da tomada de um hotel de luxo. As redes de televisão CNN (EUA) e a árabe ‘Al-Jazira’ e os meios de comunicação britânicos ‘BBC’ e ‘The Guardian’ também deram destaque ao incidente.

Tudo aconteceu quando um bando de traficantes foi interceptado por policiais, na manhã do último sábado. Estima-se que o grupo era formado por cerca de 30 pessoas, mas muitos conseguiram fugir. No entanto, dez deles invadiram a recepção do hotel e fizeram 35 pessoas reféns – inclusive hóspedes. “Parecia que eu estava no Iraque”, disse um morador da vizinhança.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo