Histórico

Indústria brasileira volta ao patamar pré-crise

Expansão de 18,4% em fevereiro foi alavancada pelo mercado interno

O mercado interno alavancou as atividades industriais no Brasil e o setor registrou uma expansão de 18,4% em fevereiro, apenas 3,2% abaixo do patamar registrado em 2008, no início da crise financeira internacional. Os técnicos do IBGE destacam a volta do crescimento dos bens de consumo não duráveis e dos bens de capital, mas ressaltam que o fenômeno foi disseminado por todas as atividades.

Outro dado importante do levantamento feito pelo Instituto foi que a produção industrial acumula expansão de 17,2% no primeiro bimestre de 2010 frente ao mesmo período do ano passado, impulsionada pelo setor de veículos e automotores, cuja atividade avançou 38,9% em janeiro e fevereiro. Em fevereiro, a produção da indústria brasileira cresceu 1,5%, em comparação com janeiro, descontadas as influências sazonais. Foi o segundo mês consecutivo de alta deste indicador, que registrou contração em dezembro e novembro em igual base de comparação. Em relação a fevereiro de 2009, a atividade expandiu-se 18,4%. Entretanto, no acumulado em 12 meses ainda registra contração, de 2,6%.

Outras contribuições positivas relevantes vieram de máquinas e equipamentos (37,8%), outros produtos químicos (29,9%) e metalurgia básica (34,7%). Entre os três ramos em queda, destacou-se o de outros equipamentos de transportes (-16,7%).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo