Histórico

Intolerância na Bélgica

Deputados querem proibir uso da burca nas ruas

Os legisladores belgas estão próximos de aprovar uma lei que prevê a proibição total da burca, o tradicional véu islâmico que cobre todo o corpo e rosto da mulher, em locais públicos. A medida é a mais recente em uma onda de ações contra símbolos muçulmanos na Europa.

Como o projeto foi apresentado pelo país de sustentação do governo, é bem provável que a norma seja efetivada pelo Congresso em poucos días, o que tornaria a Bélgica o primeiro país europeu a proibir completamente o uso da burca em público, inclusive nas ruas. “É um sinal muito forte que enviamos aos islamitas”, comentou o deputado liberal francófono Denis Ducarme, que disse estar “orgulhoso” do fato da Bélgica estimular uma legislação sobre o tema.

Em outros países do bloco, a burca e outros símbolos muçulmanos são objeto de intensos debates. Na França, por exemplo, o Conselho de Estado – o equivalente ao Congresso no Brasil – rejeitou a proibição da burca e do niqab nas ruas, já que a medida poderia ser vetada jurídicamente. Na Suíça, a maioria dos eleitores votaram a favor da proibição de construir minaretes, as torres dos templos muçulmanos, no país.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo