Comunidade Estados Unidos Geral Manchete

Irma castiga sul da Flórida com ventos de furacão, chuva e tornados

Costa leste é poupada do pior da tempestade, mas sofreu ventos com força de furacão e chuvas torrenciais durante a maior parte do domingo

No final da noite de domingo, o furacão Irma, um dos maiores a atingir o estado da Flórida, prosseguia para o norte do estado, na altura de Fort Myers. Irma avançava com categoria 2, com ventos máximos de até 105 mph. A tempestade deve permanecer como furacão até a manhã de segunda-feira (11). E continua grande também: os ventos com força de furacão alcançam uma extensão de até 160 milhas desde o centro da tormenta, e os ventos de tempestade tropical chegam a 440 milhas.

Com o deslocamento da tempestade para o norte, os violentos ventos que castigaram o sul da Flórida durante o dia todo começaram a se acalmar. Em Miami-Dade e Broward, a ventania começou a diminuir depois das oito horas da noite.

Às dez da noite, o centro de Irma estava cerca de 50 milhas a nordeste de Fort Myers, movendo-se para o norte a 14 milhas por hora. A essa velocidade, o olho do furacão deve atingir a área da baía de Tampa por volta da meia-noite, onde haverá grande risco de inundações por causa das condições favoráveis da costa naquela região.

Irma chegou às 3:35 p.m a Marco Island, assolando a ilha com ventos de até 139 mph, trazendo grande inundação. Foi a segunda chegada da tempestade em solo americano – pela manhã Irma já havia passado por Cudjoe Key, ilha perto de Key West.

À medida que a tempestade subia pela costa oeste piorava o tempo no Sul da Flórida, que sofreu com fortes rajadas de vento com força de furacão, chuvas torrenciais e enchentes, sobretudo em Downtown Miami. Às 4:55 p.m. uma rajada de 90 mph foi registrada no aeroporto internacional de Palm Beach, e em Pembroke Pines o vento trouxe rajadas de até 109 mph.

Em Broward, condado entre Miami e Palm Beach, chuvas e ventos fortes castigaram as cidades, arrancando galhos e derrubando as árvores mais frágeis. Pelo menos cinco vezes soou o alerta de tornado para a região. Um “grande e perigoso” tornado foi registrado na área central de Broward arrastando-se na direção do Everglades, segundo o National Weather Service. Outros tornados menores foram registrados, à medida que as poderosas franjas externas de Irma iam passando sobre a região.

Dois guindastes que estavam no alto de edifícios em construção em Miami foram derrubados, mas não caíram ao solo e nem causaram vítimas. A Brickell Avenue, centro financeiro da cidade, virou um rio, com a água chegando à altura da cintura.

No final da noite de domingo, a Florida Power and Light (FPL) informava que havia mais de 1 milhão de consumidores sem luz na região dos três condados do Sul da Flórida, e já começava o trabalho de reparos na rede elétrica. Foram 418 mil sem luz em Broward, 657 mil em Miami e 177 mil em Palm Beach.

O toque de recolher ordenado para os três condados permanece em vigor até segunda-feira.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo