Histórico

Jogador brasileiro obtém vitória contra Fifa na Justiça

Volante Matuzalém poderia ser punido por rescisão ilegal de contrato

A Suprema Corte da Suíça deu vitória ao meio-campista brasileiro Matuzalém, atualmente na Lazio da Itália, na batalha judicial que ele trava nos últimos anos contra a Fifa, garantindo o seu direito de continuar sendo jogador de futebol, o que a entidade queria negar. Na sentença considerada histórica, o tribunal chegou a falar em caráter abusivo da entidade máxima do futebol para justificar o veredicto.

Matuzalém jogava no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, mas rompeu seu contrato com o clube e foi jogar no Zaragoza, na Espanha. Em 2009, o clube espanhol e o jogador brasileiro foram condenados a pagar 12 milhões de euros como pena pela transação ilegal.

Em 2010, o dinheiro não havia sido depositado, a Fifa estabeleceu mais uma multa e deu um prazo para que fosse feito o pagamento. Se isso não ocorresse, o brasileiro estaria impedido de voltar aos campos de forma profissional pelo resto de sua vida.

O caso chegou à CAS (Corte Arbitral do Esporte), instância máxima da justiça desportiva, que deu ganho de causa para a Fifa. Os advogados do jogador decidiram ir além e, num gesto raro, questionaram a decisão na justiça comum, levando para a Suprema Corte.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo