Gabriela Egito Música

Jorge Aragão anima Natal na Califórnia

Sambista carioca se apresenta nas regiões metropolitanas de Los Angeles e San Francisco no próximo final de semana

Em Los Angeles, festa natalina com Jorge Aragão terá feijoada e salgadinhos (Foto: Divulgação)
Em Los Angeles, festa natalina com Jorge Aragão terá feijoada e salgadinhos (Foto: Divulgação)

Natal brasileiro longe da pátria sempre conta com elementos que raramente fariam parte da festa tradicional no país, mas que conferem uma brasilidade acima de qualquer suspeita à data. Ao invés de peru assado com farofa e maionese, o cardápio do dia na Califórnia inclui feijoada e salgadinhos. Para animar o ambiente, nada de canções natalinas de Simone nem especial de Roberto Carlos, a pedida é samba no pé com Jorge Aragão.

Essa festa de Natal, mais brasileira que as do Brasil, acontece na tarde do próximo domingo (15), no Catch One (4067 W Pico Blvd, Los Angeles, CA 90019), com ingressos a partir de $45 no site braziliannites.com. Crianças até 12 anos não pagam, a entrada é gratuita para elas. Também é possível reservar mesa por $65 (assento individual). Além da feijoada, também estarão à venda os salgadinhos da Brazuca Bites, bolos caseiros e caipirinhas.

O evento promovido pela Brazilian Nites Productions, de Patrícia Leão, e Brazilian Play and Learn, das atrizes Bia Borinn e Mariana Leite, terá um cantinho reservado para a criançada confeccionar seus cartões de Natal para amigos e familiares, com direito a papel, canetinhas e até adesivos. A dupla da BP&L também irá vender brinquedos educativos em português.

As portas do Catch One abrem às 15h e quem quiser pegar uma aula de samba com a passista Gisella deve chegar cedo. Mais tarde, ela se apresenta junto com as dançarinas da Soul Brasil e  o grupo de pagode local CaliSamba. Nos intervalos, a música fica por conta de DJ Novinho.

O show com Jorge Aragão está programado para as 17h30. O sambista carioca, com quase meio século de carreira, dispensa apresentações. Já fez tournê pelos EUA diversas vezes, divulgando mais de uma dezena de álbuns. Seus maiores sucessos incluem “Amigos… Amantes”, “Do Fundo do Nosso Quintal”, “Enredo do Meu Samba”, “Ontem” e “Coisinha do Pai” (famosa na voz de Beth Carvalho).

Jorge Aragão também se apresenta na Broadway Studios Venue (435 Broadway, San Francisco, CA 94133) no dia anterior (sábado, 14). O show promovido pela Nativa Productions está marcado para as 20h. Ingressos a $65 no Eventbrite.

Documentário investiga chá da Amazônia

Pôster do filme (Foto: Divulgação)
Pôster do filme (Foto: Divulgação)

Seria o chá de ayahuasca ou santo-daime, que faz parte da medicina milenar dos povos da Amazônia, uma cura para a humanidade? Esse é o ponto de partida do documentário “The Medicine”, do americano Farzin Toussi, que será exibido em San Francisco e Seattle este mês. O filme acompanha o pajé colombiano Taita Juanito Guerillmo Chindoy Chindoy. Conta ainda com depoimentos do jogador de futebol americano Kerry Rhodes e da atriz AnnaLynne McCord, que experimentam a bebida pela primeira vez.

O diretor diz que se interessou pela ayahuasca ao constatar o efeito positivo instantâneo que provocou em sua esposa, que vinha lidando com o luto pela morte do pai há quase dois anos. Em seguida, ele mesmo experimentou grandes mudanças ao tomar o chá que remonta à civilização Inca. O impacto foi tão grande nos anos seguintes que ele deixou de ser ateu e passou a acreditar em Deus, conta.  O filme se propõe a introduzir o espectador no tema, com a ajuda de especialistas.

No Brasil, pesquisas indicam que a ayahuasca pode auxiliar no tratamento de câncer, assim como na reversão de alcoolismo e comportamento suicida. Outros usos seriam o tratamento de ansiedade fóbica, autismo, esquizofrenia, déficit de atenção e demência senil.

O documentário será exibido no dia 14 (sábado), às 18h, no Youngstown Cultural Arts Center, em Seattle. Ingressos a $15. No dia 22 (domingo), também às 18h, haverá uma sessão no Manny’s, em San Francisco. Entradas a $5. Ambas exibições terão bate-papo com o diretor.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo