Histórico

Lula almeja cargo nas Nações Unidas

Segundo jornal inglês, presidente brasileiro almeja se tornar secretário-geral da ONU depois do fim do mandato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já tem planos para assim que deixar o cargo, em 2011. Segundo o jornal britânico The Times, o líder brasileiro almeja a posição de secretário-geral da Organização das Nações Unidas. A ideia foi sugerida pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy, e o próprio Lula já admitiu que “está contaminado pelo vírus da paz”. O atual ocupante do cargo é o sul-coreano Ban Ki Moon, cujo mandato termina em 2011, mas há a possibilidade de um segundo termo.

Lula tem a seu favor o estilo pessoal e a capacidade de manter relações amigáveis com todos os lados – China e Estados Unidos ou Irã e Israel. O assessor da presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, não descarta a possibilidade de Lula buscar esse objetivo. “Ele tem enorme interesse em questões internacionais, no processo de integração da América do Sul, uma grande paixão pela África. Enfim, ele tem o perfil”.

No entanto, Lula adotou posições que desagradaram a Grã-Bretanha e os Estados Unidos, dois dos países que podem vetar sua indicação: primeiro, o governo brasileiro recebeu o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, e criticou as sanções contra o país; depois apoiou a Argentina na disputa pelas ilhas Malvinas. A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, teria classificado as ambições de paz mundial de Lula como quase “risivelmente ingênuas”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo