Estados Unidos Manchete

Medida restritiva a viajantes vindos do Brasil entra em vigor hoje

Governo americano decidiu antecipar decreto; brasileiros e estrangeiros que estiveram no Brasil há menos de 15 dias não poderão entrar nos EUA

Entrada de brasileiros nos EUA foi restrita depois que o Brasil se tornou o segundo em casos de covid-19 no mundo (foto: wikimedia)
Entrada de brasileiros nos EUA continua restrita (foto: wikimedia)

A Casa Branca divulgou nesta segunda-feira (25) um comunicado antecipando para às 11:59 pm desta terça-feira (26), o início de novas restrições de viagens do Brasil aos Estados Unidos. Anteriormente, as restrições começariam na sexta-feira.

A partir desta data, estão impedidos de entrar nos EUA brasileiros e estrangeiros que tiverem passado pelo Brasil nos últimos 14 dias. As exceções são para cidadãos americanos, pessoas casadas com um cidadão americano ou que tenham residência permanente (green card) no País. Filhos ou irmãos de americanos ou residentes permanentes também poderão entrar, desde que tenham menos de 21 anos.

Membros de tripulações de companhias aéreas ou pessoas que ingressem no país a convite do governo dos EUA também estão isentas da proibição.

No domingo, a Casa Branca anunciou a proibição de entrada nos Estados Unidos de passageiros provenientes do Brasil, dois dias depois de país ter se tornado o número 2 no mundo em casos de coronavírus.

Naquele dia, um comunicado da secretária de imprensa da Casa Branca, Kayleigh McEnany, afirmou que “a ação de hoje irá garantir que estrangeiros que estiveram no Brasil não se tornem uma fonte adicional de infecções em nosso país. Essas novas restrições não se aplicam aos voos comerciais entre os EUA e o Brasil”.

Nesta segunda-feira, o Brasil registrou 374.898 casos de coronavírus e 23.473 mortes provocadas pela doença. Já os Estados Unidos, país mais afetado no mundo, tem 1.660.072 casos e 98.184 mortes.

Desde o final de março, o Brasil proíbe a entrada de estrangeiros no país em viagens de avião. Uma portaria da última sexta-feira proíbe a entrada de estrangeiros também por via terrestre ou transporte aquaviário.

A medida já valia para americanos e incluía exceções, como quem tem moradia permanente no país, americanos casados com cidadãos brasileiros ou que estejam em missão de organismo internacional.

Veja os países que fecharam as fronteiras a estrangeiros:

Estados Unidos: não permitem a entrada de estrangeiros que venham do Brasil, da China, do Irã, do Reino Unido, da União Europeia.

Canadá: a entrada de estrangeiros está proibida.

União Europeia: o fechamento das fronteiras para estrangeiros foi prorrogado até 15 de junho.

Japão: não permite a entrada de estrangeiros que venham de dezenas de países, entre eles o Brasil.

China: não permite a entrada de estrangeiros no país.

Índia: os voos internacionais para o país estão suspensos.

Austrália: não permite a entrada de estrangeiros.

Nova Zelândia: não permite a entrada de estrangeiros.

Argentina: as fronteiras estão fechadas para estrangeiros.

Uruguai: os voos internacionais estão suspensos.

Chile: estrangeiros não podem entrar no país.

Paraguai: os voos para o país estão suspensos.

Bolívia: as fronteiras do país estão fechadas para estrangeiros.

Peru: as fronteiras do país estão fechadas para estrangeiros.

Venezuela: os voos internacionais estão suspensos.

Equador: os voos para o país estão suspensos.

Colômbia: os voos para o país estão suspensos.

(Com informações do G1)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo