Histórico

Meirelles diz nos EUA que o Brasil está melhor preparado para enfrentar crise

Presidente do Banco Central foi homenageado como ‘Financista do Ano’ em Miami

O maior indício de que o Brasil encontra-se, atualmente, melhor preparado para enfrentar a crise financeira mundial do que há alguns anos está no fato de que o presidente do Banco Central brasileiro não passou o dia de ontem – difícil e repleto de más notícias – em reuniões a portas fechadas com assessores na sede da instituição. Ao contrário, Henrique Meirelles estava em Miami, nos Estados Unidos, onde recebeu, à noite, o prêmio ‘Financista do Ano’, concedido pela revista Latin Trade, periódico especializado no mundo dos negócios na América Latina. Mais cedo ele participou de um almoço com empresários brasileiros, autoridades e representantes de grandes corporações internacionais, quando mais uma vez tratou de repetir que o Brasil está atravessando a turbulência com segurança. “Vou frustrar aqueles que esperavam que eu chegasse aqui com novidades ou anúncios bombásticos”, disse em sua rápida apresentação no Hotel Ritz Carlton.

Meirelles não negou, porém, que o governo brasileiro, assim como nos outros países, está preocupado com o desenrolar da crise. Mas enfatizou que tem confiança nas medidas que foram tomadas nos últimos seis anos. “Estamos menos dependentes às oscilações cambiais e fortalecidos pelo processo de ajuste fiscal e controle dos gastos públicos”, afirmou o presidente do BC, fazendo a ressalva de que é muito difícil prever os movimentos futuros do mercado. Mesmo assim, ele fez questão de dizer que o governo está preparado para ajudar a economia. “No passado as intervenções do governo representavam fraqueza, mas hoje são um fator de força”, explicou, ressaltando ainda que os bancos centrais ao redor do mundo estão tomando as decisões corretas para minimizar os efeitos da crise.

As palavras de Meirelles animaram os brasileiros presentes à palestra, o cônsul-geral do Brasil em Miami, Luiz Augusto de Araújo Castro, considerou a mensagem do presidente do Banco Central bastante positiva. “Dá para sentir que as autoridades financeiras brasileiras estão administrando a crise com muita responsabilidade e coerência, aliás como já vinham fazendo há algum tempo”, disse o embaixador.
Gerente geral do Banco do Brasil em Miami, Douglas Capela, foi outro a destacar que os fundamentos da economia brasileira estão sólidos e elogiou a disposição do presidente do Banco Central vir a Miami para tranqüilizar o mercado. Do mesmo modo, Aloysio Vasconcellos, presidente do Brazilian Business Group, grupo de empresários brasileiros que atuam na Flórida, saiu do evento impressionado com a serenidade de Meirelles diante da crise. “Isso certamente dá mais segurança”, opinou.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo