Histórico

Mercado de imóveis dá sinais de recuperação no sul da Flórida

Preço médio das casas no condado tem Broward sobe até 22.9% com relação a 2010

A crise histórica no mercado imobiliário do sul da Flórida forçou milhares para fora de suas casas e tirou de muitos a estabilidade financeira.

Quase ninguém foi poupado. Os cartazes de “for sale” se espalharam na frente das mansões e das casas simples, sem fazer distinção. O termo “short sale” fez parte do dia a dia dos mutuários, na tentativa dos proprietários de venderem suas casas por um preço muito abaixo do que eles deviam nas hipotecas.

Mesmo aqueles que se agarraram a seus lares viram o valor do seu imóvel desabar impiedosamente, levando muitas famílias ao “foreclosure”, deixando um rastro de vizinhanças vazias e lares abandonados.

Seis anos depois, os preços finalmente estão subundo. As evidências de uma recuperação generalizada estão por toda parte. Um terço das comunidades do condado de Broward apresentaram uma valorização de seus imóveis na casa dos dois dígitos em outubro, de acordo com dados do website Zillow.com, especializado em real estate – ou mercado imobiliário.

Os preços estão subindo em todas cantos do condado, desde mansões à beira-mar até comunidades mais modestas.

Em Wilton Manors, uma pequena cidade no leste do condado conhecida pelos seus gramados minuciosamente aparados, chegou a ter o preço médio de suas casas avaliado em $184,600 em julho de 2010. Hoje, esse valor chega a $226,900, um aumento de 22.9%, o maior de Broward. Em dezembro de 2005, essa média era de $419,200.

O valor médio dos imóveis em Fort Lauderdale em outubro ficou em $205,900, um aumento de 14.3% com relação ao seu valor mais baixo, em fevereiro de 2009. Weston registrou um aumento de 17.1%, chegando a $301,600, depois do máximo de $481,200, registrado em março de 2006.

Qual é a razão do aumento? Carência de imóveis à venda, taxas de juros para financiamento em baixa histórica e forte demanda para compradores do primeiro imóvel. As casas postas à venda recebem inúmeras propostas de compra – às vezes mais de dez – em questão de dias.

No momento, o mercado está muito semelhante ao que aconteceu nos primórdios do boom imobiliário que vigorou entre 2000 e 2005, quando a especulação jogou milhões e milhões de dólares do mercado imobiliário residencial. À medida que investidores compravam e vendiam imóveis rapidamente para embolsar a valorização, os incorporadores erguiam mais casas e condomínios, batendo recordes de construção na região. O preço médio para uma casa de família (single family home) em Broward chegou a $391,100 em novembro de 2005, de acordo com a associação Florida Realtors.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo