Histórico

Mesmo com visita de Dilma, EUA querem tempo para pôr Brasil em Global Entry

Inclusão do Brasil em programa que facilita entrada de viajantes no país não deve ser anunciada a tempo da visita da petista a Obama, no fim de junho

DA REDAÇÃO (com Folha de S.Paulo) – A visita de Estado da presidente Dilma Rousseff aos EUA no final deste mês poderá ter como resultado concreto o lançamento de um programa norte-americano que agiliza a entrada no país de viajantes frequentes que atendam a determinados critérios, o Global Entry, segundo o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante. As informações são da Folha de S.Paulo.

O Global Entry é destinado a viajantes frequentes, como executivos. Quem ingressa no programa não é liberado do visto, mas passa por autoridades alfandegárias de forma mais rápida, a partir de guichês eletrônicos.

“O que pode ser decidido agora é o Global Entry. Mas temos ambição de ir além disso. Vamos ver se a gente consegue dar alguns passos já nessa viagem para incrementar o turismo, facilitar negócios para aproximação cultural, econômica e comercia”, disse nesta sexta (19) Mercadante, após encontro entre empresários dos dois países, o fórum de CEOs Brasil-EUA.

Apesar do otimismo do ministro, o governo americano não está certo de que haverá tempo para concluir as negociações e anunciar o Global Entry na visita de Dilma a Washington, em 30 de junho.

Segundo apurou a Folha, funcionários do Departamento de Defesa Doméstica dos EUA tiveram uma reunião em Brasília no dia 17 de junho e se comprometeram a “mais discussões aprofundadas nos próximos meses”. Ou seja, será difícil anunciar uma data de início do programa.

Em entrevista à Folha em abril, o diretor sênior do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Ricardo Zúñiga, disse que o Global Entry não estaria “pronto a tempo” da visita de Dilma.

Mercadante admitiu que não é “tarefa simples”, mas destacou que hoje é baixa a taxa de rejeição a pedidos de vistos de brasileiros para viagem aos EUA. “Vamos aguardar a boa vontade do lado americano. Há grande interesse do lado brasileiro.”

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo