Histórico

México já contabiliza mais de 22 mil mortos pelos cartéis

Em três anos de repressão às drogas, país já prendeu 120 mil suspeitos

Um relatório do governo do México dá números à violência relacionada ao narcotráfico no país: pelo menos 22.700 pessoas foram mortas nos últimos três anos em virtude da guerra dos cartéis de drogas. Desde dezembro de 2006, quando intensificou o combate às gangues, o governo mexicano já prendeu mais de 120 mil suspeitos de participação no tráfico, mas os grupos continuam faturando até 24 bilhões de dólares com o negócio. O relatório foi entregue pelo governo aos parlamentares mexicanos.

O maior lucro dos cartéis vem da venda da droga nos Estados Unidos, que recebe cerca de 460 toneladas de cocaína todos os anos, para uma demanda estimada de 20 milhões de consumidores. Por conta disso, a Casa Branca confirmou parceria num programa de combate ao tráfico no México, que garante o envio de 1,4 bilhão de dólares para investimentos em medidas de segurança naquele país.

Especialistas, no entanto, questionam a eficácia do plano de cooperação entre os dois países. “O programa está desenhado para enfrentar a corrupção no México, porém realmente não reconhece a existência do problema nos Estados Unidos, onde as redes de distribuição não podem funcionar sem a cumplicidade de autoridades”, avaliou Athanasios Hristoulas, professor do Instituto Tecnológico Autônomo do México.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo