Cinema/TV

Milhares de roteiristas de TV e cinema entram em greve nos EUA

Os principais pontos da categoria envolvem remuneração equivalente por programas que permanecem em plataformas de streaming por anos e negociações sobre o uso de inteligência artificial

Roteiristas de TV e cinema entram em greve. Foto: Pixabay

O Writers Guild of America (WGA) convocou sua primeira greve geral em 15 anos, começando nesta terça-feira (2), depois de não conseguir chegar a um acordo sobre salários mais altos de estúdios como Walt Disney e Netflix. A organização representa cerca de 11.500 escritores em New York, Los Angeles e outros lugares. Os membros declararam que farão piquetes em frente a estúdios de Hollywood essa semana.

Segundo o WGA, a decisão de greve foi tomada após seis semanas de negociações com a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP) – que representa os principais estúdios do país – produzindo uma resposta “totalmente insuficiente à crise existencial que os escritores estão enfrentando”. Os principais pontos da categoria envolvem remuneração equivalente por programas que permanecem em plataformas de streaming por anos. O WGA acusou os estúdios de criarem uma “economia gig” que visa transformar escritores em uma profissão “totalmente freelance”.

O WGA também criticou a postura do AMPTP, que rejeitou uma exigência do grupo de que o uso de que o uso de inteligência artificial (IA) fosse proibido para escrever ou reescrever materiais, em vez de oferecer a realização de “reuniões anuais para discutir os avanços na tecnologia”.

A última greve do WGA, em 2007, durou 100 dias e custou à economia da Califórnia cerca de $ 2,1 bilhões, com milhares de produções suspensas em Hollywood.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo