Histórico

Ministros de Lula deixam o governo para disputar eleições e dizem “até breve”

Pelo menos 10 nomes do primeiro escalão vão testar popularidade nas urnas, em outubro de 2010

O primeiro escalão do governo Lula tem uma nova cara: Até agora, 10 ministros deixaram seus cargos para disputar as eleições de outubro e foram substituídos, em sua maioria, por seus assessores diretos. O grupo, com destaque para a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, que sairá candidata a presidente, vai testar a popularidade nas urnas tendo como cabo eleitoral um presidente com mais de 80% de aprovação junto aos brasileiros.

Na posse dos novos ministros, o cerimonial do Palácio do Planalto e os jornalistas que fizeram a cobertura do evento não conseguiram disfarçar o foco em Dilma. O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, porém, afirmou que as estrelas da festa eram os ministros que assumiam os cargos. “Os que saem vão brilhar em outros lugares”, resumiu Padilha. Mas foi a candidata à sucessão de Lula quem fez o discurso em nome de todos os ministros que deixavam o posto.

Entre eles, sete serão substituídos por secretários-executivos. Por isso o ministro ressaltou que a troca no comando dos ministérios não significa mudança política. “A escolha do presidente foi a de manter a composição política do governo e optar por pessoas que estivessem no quadro do governo ou que estivessem sendo indicadas pelos ministros”, declarou Padilha.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo