Histórico

Na Alemanha, imigrante brasileira enfrenta processo de deportação

Ela foi presa aos nove meses de gravidez, mas agora quer ficar com o bebê no país

Uma brasileira residente de Berlim, na Alemanha, está vivendo um pesadelo naquele país. Ela enfrenta hoje o que acredita ser preconceito das autoridades européias, pois foi presa, grávida de nove meses, por estar ilegal, apesar da documentação na qual o pai do bebê (um alemão) assumia a paternidade. Isso aconteceu em janeiro de 2008 e, agora, já com o filho, quer evitar o processo de deportação. A criança sequer recebeu os direitos de cidadão da comunidade européia.

“O que governo está fazendo com ela é errado. A lei alemã diz que se a criança é filha de pai ou mãe alemão, ela é cidadã alemã”, afirmou o advogado, Manfred Nassarke, contratado pela família para cuidar do caso. A mulher sempre manifestou o desejo de criar seu filho ao lado do pai do bebê, mas sempre enfrentou dificuldades. “Telefonamos várias vezes antes de ela ser solta pedindo esclarecimentos sobre o caso, que nos chamou a atenção devido a seu caráter humanitário. Creio que nosso interesse e a repercussão do caso ajudaram na sua libertação”, explicou Fernanda Lamego, chefe do Setor Consular da Embaixada do Brasil em Berlim.

A prisão também foi traumática: seis policiais alemães bateram na porta da casa da brasileira, num bairro nos arredores de Berlim, e a levaram para a cadeia, apesar dos argumentos de que o seu estado de saúde era delicado em virtude da gravidez de risco. “Fiquei numa cela separada das demais detentas e algumas eram imigrantes, mas não brasileiras. Outras presas deviam estar lá por problemas muito sérios, pois estavam condenadas a anos prisão”, lembra a mulher, conforme publicado numa entrevista na imprensa.

Ela só foi solta uma semana depois de ter sido levada para a carceragem, graças à ajuda do pai da criança, um jornalista, que conseguiu a liberação na Justiça. Provavelmente o estresse vivido durante aquela semana obrigou a brasileira a ser internada de emergência e a criança acabou nascendo dias depois com um grave problema de saúde – e a mãe foi obrigada a ser operada dias após o parto.

Permissão de trabalho

E o caso ainda permanece complicado. A brasileira recebeu um visto que dá permissão de trabalho e só tem validade de seis meses. “Com ele, não consigo alugar apartamento. Estou vivendo onde eu morava antes da gravidez, pois o dono me conhece, mas aqui é muito pequeno para mim e para o bebê. Só que ninguém aluga apartamento por mais de seis meses para pessoas que têm esse visto. Estou aqui como uma turista”, desabafa. E a criança não tem recebido os benefícios básicos garantidos por lei, nem a família está recebendo ajuda financeira do governo, como outras mães recebem na mesma situação. “Ela não pode ser mandada de volta para o Brasil porque quero que meu filho cresça perto de mim”, argumenta o pai do bebê.

Na Alemanha, de acordo com dados oficiais do Itamaraty, há 34.039 mil brasileiros residindo legalmente, mas pelo menos outros 30 mil estariam no país de forma irregular.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo