Ciência e Tecnologia

Nasa descobre novo planeta possivelmente habitável

Há 100 anos luz de distância, o "TOI 700 e" tem quase o mesmo tamanho da Terra e apresenta condições para manter água líquida em sua superfície

Nasa descobre novo planeta habitável. Foto: Divulgação

A agência espacial americana, Nasa, anunciou nesta quarta-feira (11) a descoberta de um novo planeta com condições para ser habitável. Quase do mesmo tamanho da Terra, o chamado “TOI 700 e” encontra-se há 100 anos luz de distância, na constelação de Dorado. A descoberta foi feita pelo satélite TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) e divulgada na na 241ª reunião da Associação Astronômica Americana, em Seattle.

A zona onde o planeta foi localizado é considerada habitável por estar a uma distância do corpo celeste suficiente para que possa existir água líquida em sua superfície — ou seja, em um ponto nem muito quente, nem muito frio.

Segundo a Nasa, há ainda outros três planetas ao redor da mesma estrela, e mais um deles também pode apresentar condições para ser habitável. “Este é um dos poucos sistemas com vários planetas pequenos e de zona habitável que conhecemos”, declarou Emily Gilbert, pós-doutoranda do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no sul da Califórnia, que liderou o trabalho. 

Estudos utilizando o telescópio TESS, desenvolvido para ajudar na identificação de planetas similares a Terra, segue em andamento e pode fornecer mais informações sobre sistemas habitáveis e raros.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo