Histórico

No sobe-e-desce das pesquisas, Dilma tem agora cinco pontos de vantagem

Ibope mostra candidata do governo com 39% e Serra, do PSDB, com 34% das intenções de voto

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, lidera a mais recente pesquisa das intenções de voto. Segundo o Ibope, ela tem o apoio de 39% dos eleitores, enquanto José Serra (PSDB) aparece com 34%. Marina Silva (PV) mantém-se na faixa de 7%.
Em um eventual segundo turno, Dilma teria 46% dos votos e Serra, 40%. Nesse cenário, brancos e nulos somam 6% e indecisos, 8%. Serra tem a maior rejeição entre os presidenciáveis, com 24%, e 19% dizem que não votariam na candidata Dilma. O menor índice de rejeição é em relação a Marina – 13%.
Recentemente Serra recusou-se a comentar os resultados dos levantamentos feitos por institutos especializados: “Cada dia tem uma pesquisa, cada dia é um resultado. Eu não falo sobre isso porque pesquisa vai, pesquisa vem, e o importante é a pesquisa da urna”. Dilma, porém, fez questão de frisar que o resultado da prévia é fruto do trabalho da atual administração. “A população sabe quem está comprometido com os avanços sociais”, disse a candidata do PT.
Na pesquisa anterior, realizada entre os dias 27 e 30 de junho, Dilma e Serra apareciam empatados, ambos com 36%, no cenário que incluía todos os candidatos. Marina havia registrado 8% na ocasião. Na simulação do segundo turno, Serra e Dilma também estavam empatados, com 43%.
No levantamento divulgado esta semana, os demais candidatos – José Maria Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO)e Zé Maria (PSTU) – não pontuaram, enquanto que os votos brancos e nulos totalizam 7% e indecisos somam 12%. O primeiro turno das eleições será realizado em 3 de outubro e, caso nenhum dos candidatos a cargos no Executivo – presidente e governadores – conseguirem mais de 50% dos votos válidos, um segundo turno está marcado para 31 de outubro.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo