Imigração Manchete Notícias

Novo plano de Biden impõe restrições ainda mais duras para obtenção de asilo nos EUA

Imigrantes em busca de asilo atravessam o rio Bravo para se entregar aos agentes da Patrulha de Fronteira dos EUA para solicitar asilo em El Paso, Texas (Foto: REUTERS/Jose Luis Gonzalez)
Imigrantes em busca de asilo atravessam o rio Bravo para se entregar aos agentes da Patrulha de Fronteira dos EUA para solicitar asilo em El Paso, Texas (Foto: REUTERS/Jose Luis Gonzalez)

A partir do dia 11 de maio, o governo dos Estados Unidos vai rejeitar automaticamente as solicitações de asilo feitas por imigrantes que cruzarem illegalmente a fronteira. A medida foi anunciada nesta terça-feira (21) pelo Department of Homeland and Security (DHS) e vai substituir o Título 42, criado pelo ex-presidente Donald Trump durante a pandemia de covid-19. 

A nova regra do governo Biden também vai exigir que os imigrantes comprovem já haver solicitado asilo em outro país, antes dos Estados Unidos. Para os cidadãos de Cuba, Haiti, Nicarágua e Venezuela também será necessario indicar um patrocinador  financeiro dentro do território americano.

“Somos uma nação de imigrantes, mas também somos uma nação de leis”, declarou o secretário do DHS, Alejando Mayorkas. 

A proposta é a mais restritiva implementada pela Casa Branca e garante excepções apenas para casos de “emergência médica aguda”, ou “ameaças dextremas” de crimes violentos como assassinato, ou sequestro.

Políticos do partido Democratas e ativistas criticaram a legislação e acusam o presidente de continuar com as mesmas políticas trumpistas que prometeu eliminar durante a campanha eleitoral.

A União Americana para as Liberdades Civis (ACLU) disse que “esta proibição geral ao asilo vai fechar a porta a inúmeros refugiados que procuram segurança e protecção nos Estados Unidos”.

Em janeiro passado, a agência de imigração dos EUA informou que tem mais dois milhões de pedidos de asilo pendentes em fóruns imigratórios de todo o país.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo