Histórico

Novos índices preocupam os EUA

Inflação e queda de atividade na construção civil demonstram que economia americana continua doente

Os preços no atacado nos Estados Unidos subiram em julho com a maior taxa anualizada desde 1981, e o ritmo de construção de moradias diminuiu em meio à fartura de casas prontas que ainda não foram vendidas, mostraram dados do governo. Os relatórios ofereceram pouco alento ao Federal Reserve, que torce para que a desaceleração econômica freie a inflação e permita que a taxa de juro não seja elevada.
O Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) do Departamento de Trabalho, que mede o custo dos produtos no atacado, subiu 1,2% em julho após alta de 1,8% no mês anterior. O núcleo dos preços, que exclui alimentos e energia, saltou 0,7% após alta de 0,2% em junho. A queda acentuada do petróleo desde o meio de julho fez muitos investidores pensarem que as pressões inflacionárias estavam cedendo.

“A inflação está mais sistêmica do que nos fizeram acreditar com base nos últimos números, e isso vai continuar a aparecer nos dados do CPI inflação no varejo nos próximos meses. A questão é se os investidores podem esquecer isso, considerando que o preço do petróleo caiu”, disse Marc Pado, estrategista de mercado da Cantor Fitzgerald & Co, em San Francisco.

Em outro relatório, o Departamento de Comércio informou que o início de construção de moradias nos Estados Unidos caiu 11% em julho, para a menor taxa anualizada em 17 anos. A concessão de alvarás despencou 17,7 por cento. A taxa anualizada de início de construção de moradias ficou em 965 mil, pouco acima da expectativa de 960 mil de Wall Street. Ainda assim, foi o resultado mais baixo desde março de 1991. Em junho, o início de construções no país havia subido 10,4%, em dado originalmente informado como alta de 9,1%.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo