Histórico

Novos protestos levam 50 mil às ruas do Arizona

Manifestação contra lei polêmica tem participação de brasileiro

As ruas do Arizona, especialmente na capital, Phoenix, ficaram cheias de manifestantes no último fim de semana, protestando contra a polêmica lei que dá poderes à polícia local de deter imigrantes em caso de suspeita. Um dos participantes da passeata foi o brasileiro Felipe Matos, aquele mesmo do ‘Trail of Dreams’, que foi ao estado governado por Jan Brewer para chamar a atenção da sociedade para o problema dos indocumentados. No entanto, os protestos reuniram também milhares de pessoas favoráveis à nova legislação.

Decidimos vir para o Arizona porque este é o novo centro das atenções do país, infelizmente por causa do preconceito contra imigrantes e do racismo, disse Felipe, ao lado dos três amigos do Trail of Dreams. O grupo caminhou durante quatro dias pelos arredores da capital do estado e tentou uma audiência com o sheriff Joe Arpaio, do condado de Maricopa, conhecido pelas suas ideias antiimigrantes. Não tivemos sucesso nesse sentido, mas queríamos dizer a ele que somos seres humanos e merecemos ser tratados como tais, explicou o brasileiro, que não era o único do nosso país na passeata.

A lei SB 1070, que criminaliza a presença de indocumentados no Estado, só entrará em vigor no dia 29 de julho. Desde que foi sancionada pela governadora, em abril, a legislação mereceu críticas de várias partes do mundo. Pelo menos dez cidades americanas já anunciaram boicotes por causa da medida, cancelando negócios, viagens e eventos previamente agendados para o Arizona. Os críticos afirmam que a lei é discriminatória e vai afetar principalmente a população hispânica. Até o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pensou em contestar legalmente a lei, que fere os direitos mais elementares da dignidade humana.

Não há como negar, porém, que qualquer instrumento para deter a imigração ilegal no país ganha a simpatia de parcela da população, especialmente a mais conservadora. O argumento principal dos antiimigrantes é relativo ao aumento da criminalidade em áreas com muitos indocumentados, mas estudos já provaram que isso não acontece. O fato é que muitos estados pensam em adotar leis semelhantes à do Arizona inclusive a Flórida.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo