Histórico

O drama dos imigrantes nos Estados Unidos, agora registrado em livro

Brasileira de Pompano Beach escreve obra para chamar a atenção da sociedade americana para a realidade cruel dos indocumentados, contado casos verídicos

Os imigrantes nos Estados Unidos, em especial os indocumentados, sabem das dificuldades de se morar num país que muitas vezes maltrata quem busca o sonho americano. A goiana Yvanna Di Vieira conhece bem essa realidade: ela chegou aqui há nove anos e, neste período, apesar de não ter sofrido qualquer preconceito, o que é comum a quase todo o estrangeiro, conheceu de perto muitas histórias de brasileiros e latinos em geral que enfrentaram situações adversas não apenas para entrar em território americano, mas também para viver nos EUA. Parte destas experiências está agora em um livro que Yvanna acaba de publicar, em inglês.

‘Immigrant’s Struggle’

‘Immigrant’s Struggle in America – For an Immigration Reform’ (ou em português ‘A Batalha dos Imigrantes na América – Por uma Reforma Imigratória’) quer chamar a atenção da sociedade americana para os problemas enfrentados pelos imigrantes. Para tanto, o livro, editado pela editora New Global Publishing, é, como ela mesmo fala, um “micro-estudo sobre o drama dos indocumentados nos EUA, e uma janela para uma situação que só os imigrantes podem conhecer”.

A ideia da obra surgiu assim que Yvanna chegou à América, no ano de 2000, em Atlanta (Geórgia). Professora aposentada da rede pública, ela veio tentar melhorar o seu padrão de vida e logo arrumou emprego numa fábrica da cidade de Sandy Springs. Lá, ele teve contato com outros brasileiros e imigrantes hispânicos, que a ajudaram a montar as páginas do seu livro, que ela pretende editar, em breve, em português e espanhol. “Eu conto, por exemplo, a história de um grupo de indocumentados que atravessaram a fronteira dos Estados Unidos por um cano de esgoto. Eu, inclusive, participei de um encontro destas pessoas, cinco anos depois daquela experiência degradante”, recorda Yvanna, que tem 57 anos, é casada e trabalha atualmente como babá.

Ponto de vista histórico

Na primeira parte do livro, antes de falar sobre casos verídicos, a autora analisa a questão da imigração sob um ponto de visto histórico e até sociológico, falando sobre tráfico humano, o fenômeno migratório e o preconceito da sociedade contra os indocumentados. Na segunda metade do estudo, de quase 200 páginas, é que aparecem os depoimentos dos imigrantes. “Estou orgulhosa deste trabalho, que demorou quase nove anos para ser concluído”, confessa a escritora estreante, que está preparando agora um romance sobre uma família irlandesa dos Anos 30.

Próximo livro

Só que o próximo livro será concluído no Brasil. Yvanna e o marido estão planejando o retorno para Goiânia por motivos de saúde, antes até de uma possível reforma imigratória, que ela tem certeza que está próxima. “Uma mudança na lei dará mais dignidade aos indocumentados e erguerá este país novamente”, acredita. O livro pode ser adquirido no site da editora (www. newglobalpublishing.com).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo