Presidente pede ao vice Joe Biden que produza um relatório a fim encontrar uma solução viável para o problema
Da redação, com Reuters – O presidente Barack Obama designou o vice-presidente Joe Biden para encontrar um modo de coibir a violência com armas de fogo nos EUA, a fim de evitar que se repitam tragédias como a que ocorreu em Connecticut no início deste mês.
Enquanto a cidade de Newtown ainda sofre com a lembrança do dia em que um rapaz de 20 anos invadiu a Sandy Elementary School e matou 26 pessoas, Biden recebe a incumbência de buscar soluções para o problema, a tempo de apresentar um relatório antes do pronunciamento presidencial ‘The State of the Union’, no final de janeiro.
A iniciativa é uma resposta à indignação nacional em face do tiroteio em Connecticut, que fez até mesmo tradicionais defensores do porte de armas reverem suas convicções e uma empresa de fabricantes de armas ser posta à venda.
O impacto da tragédia chegou até o mundo dos negócios, quando a corretora de valores Cerberus Capital Managementdeclarou que iria vender suas posições na companhia que fabrica o fuzil Bushmaster, do tipo AR-15, usado no massacre.
A Associação Nacional do Rifle (NRA) manifestou-se pela primeira vez desde o tiroteio, e seu porta-voz disse que a associação”está preparada para oferecer contribuições significativas” para a prevenção de novos massacres do tipo.
O caso levou até mesmo a alguns parlamentares abrirem uma possibilidade de debate para uma política de controle de armas.
Essa flexibilização ofereceu uma oportunidade para Obama, que disse esperar que a NRA reflita sobre a tragédia enquanto a nação aguarda as conclusões e recomendações de Biden.
“A grande maioria dos portadores responsáveis de armas e respeitadores da lei devem ser os primeiros a dizer que temos que impedir que uns poucos irresponsáveis e desrespeitadores da lei comprem uma arma de guerra,” disse o presidente.