Histórico

Obama e Bush iguais no número de mortes no Afeganistão

Só que o atual presidente está no poder há menos de dois anos

Em apenas um ano e oito meses no poder, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, já igualou uma marca triste de seu antecessor: O número de militares norte-americanos mortos no Afeganistão – foram 575 na administração do atual líder da nação. A Era Bush registrou a mesma baixa, só que em oito anos de governo.
O cálculo foi feito pelo jornalista Robert Naiman e coloca em xeque a promessa de campanha do presidente de que iria encerrar a participação americana nos conflitos na Ásia e Oriente Médio, exatamente para evitar os óbitos de cidadãos americanos. Em artigo, o jornalista afirma ter feito o cálculo com base em números disponíveis no site iCasualties.org, que por sua vez são compilados de informes do Departamento de Defesa (Pentágono).
Segundo Naiman, 564 soldados norte-americanos morreram de outubro de 2001, quando forças estrangeiras invadiram o Afeganistão em resposta aos atentados de 11 de setembro daquele ano contra os Estados Unidos, até dezembro de 2008. Do início de 2009 até agora, mais 586 soldados norte-americanos morreram.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo