Obama insiste na reforma imigratória

0
470

Presidente pediu que legisladores hispânicos não desistam da causa, apesar do fracasso do Dream Act

Nem mesmo o fracasso na tentiva de aprovar o Dream Act no Senado fez com que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desistisse da ideia de aprovar a reforma imigratória. Para ele, o novo Congresso, que toma posse em janeiro de 2011 com menos parlamentares democratas e mais republicanos em comparação ao atual, deve estabelecer como uma de suas prioridades as mudanças na lei para favorecer os mais de 10 milhões de indocumentados no país.

A afirmação foi feita durante um reunião com parlamentares de origem hispânica. “Não podemos perpetuar um sistema de imigração falido, que não funciona e nem atende às nossas necessidades”, disse o presidente. Com ele estavam os deputados Luis Gutiérrez, Xavier Becerra, Nydia Velázquez e Charlie González, além do senador Robert Menéndez. Todos estes vão continuar nos seus cargos.

A reforma imigratória foi uma das principais promessas de Obama ao chegar à Casa Branca, mas a iniciativa fracassou. As perspectivas para 2011 não são boas, até porque a Câmara dos Representantes agora terá maioria republicana, que são abertamente contrários ao que chamam de anistia aos indocumentados e só querem discutir o tema depois de o governo promover a efetiva segurança da fronteira.

Mesmo assim, o presidente não desanima e já agendou com os parlamentares uma nova reunião no início do próximo ano para traçar uma estratégia e incluir a reforma na pauta do Congresso, mesmo que num primeiro momento na forma do Dream Act, novamente.

Previous articleLula de novo em 2014?
Next articleLuzes tomam conta do sul da Flórida
Fundado em outubro de 2000, o AcheiUSA Newspaper é um jornal semanal em português distribuído gratuitamente por centenas de estabelecimentos comerciais brasileiros, americanos e hispânicos, espalhados pelo estado da Flórida. Com notícias locais, imigração, cultura, agenda de eventos, cobertura social, negócios e a maior seção de anúncios classificados grátis em português fora do Brasil, o AcheiUSA é o mais completo e popular portal para os brasileiros vivendo nos Estados Unidos.