Histórico

Obama promete apertar cintos

Governo quer reduzir o déficit em quatro trilhões de dólares até 2023 e vai cortar gastos militares e aumentar impostos

Os números são astronômicos: os Estados Unidos estão com uma dívida interna que ultrapassa dos 14 trilhões de dólares e o déficit orçamentário previsto para 2011 deve aumentar a conta em mais 1,5 trilhão de dólares. Diante disso, o presidente americano, Barack Obma, disse que é hora de apertar os cintos ” especialmente os mais ricos. O objetivo do governo é reduzir as despesas em quatro trilhões de dólares nos próximos 12 anos, com uma combinação de corte de gastos nas áreas médica e militar e aumento de impostos.

“Durante os anos perdemos o rumo. Temos agora que viver dentro de nossas possibilidades e voltar a um caminho que nos permita pagar a nossa dívida”, afirmou Obama, durante discurso transmitido à toda a nação. O principal ponto abordado pelo presidente democrata “e que contraria os planos dos republicanos”é a reestruturação do sistema fiscal para eliminar muitas das isenções que beneficiam os indivíduos e empresas, bem como o fim das reduções de impostos criadas durante a administração do ex-presidente Goerge W. Bush, para beneficiar o setor de maior renda.

A Casa Branca sabe que a condição fiscal do país estará no centro dos debates das próximas eleições, em 2012, ao passo que a oposição pretende cortes no orçamento de programas sociais. Na semana passada, democratas e republicanos chegaram a um acordo para o atual ano fiscal, com cortes que já prejudicaram minorias e a comunidade imigrante.

Outro vespeiro para Obama é a meta de economizar 400 bilhões de dólares em gastos militares até 2023, o presidente garante que não irá comprometer a segurança nacional. No entanto, Geoff Morrell, porta-voz do Pentágono, ressaltou que “cortes significativos na Defesa não podem ser realizados sem reduzir a estrutura da força e a capacidade militar”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo