Histórico

Obama, Robocop da fronteira

Presidente lidera a lista de indocumentados deportados

Um grupo de estados, liderados pelo Arizona, diz que o governo federal não está fazendo o suficiente para combater a imigração ilegal. Mas com base num medidor – deportações – o governo federal está fazendo mais do que seus antecessores. Confira no gráfico ao lado.

Em 2009, os Estados Unidos deportaram um recorde de 387.790 pessoas – 5 por cento a mais do que em 2008. Dois meses antes do final do ano fiscal de 2010, o percentual de deportação está pouco abaixo do de 2009, mas o número de remoções provavelmente será mais do que o triplo registrado em 2001.

Os números foram divulgados em um recente estudo da Universidade de Syracuse em New York. Entre as principais descobertas, destaque para uma crescente fatia de imigrantes que cometeram crimes, refletindo o desejo do presidente Obama em reorientar o processo de deportação para capturar os criminosos.

Entretanto em 2008 e 2009, por exemplo, a maioria das remoções foi de pessoas que não tinham sido condenadas por nenhum crime, de acordo com os dados do ICE.

Até o dia 2 de agosto, 51 por cento das 294,230 pessoas deportadas ou forçadas a deixar o país neste ano fiscal eram de criminosos condenados.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo